Odair José - Foto: Costa Neto |
O segundo e último fim de semana do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é tradicionalmente o mais concorrido de cada edição, atraindo milhares de turistas do Recife e de cidades do Agreste. Com todos os polos ativados, a programação se espalha pelos principais parques e espaços culturais, começando pela manhã e terminando somente de madrugada. A cultura reina para todos: crianças, jovens, adultos, pessoas da terceira idade e com necessidades especiais. A programação nesta reta final no Palco Dominguinhos ganhou o acréscimo de um nome de peso: o cantor, compositor, percussionista e jurado do The Voice Carlinhos Brown, anunciado nesta quinta-feira.
No principal palco do 31º FIG se apresentarão também nomes de peso da música brasileira como Gabriel O Pensador, Uana, BaianaSystem, o titã Paulo Miklos, Ave Sangria, Frejat e Baby do Brasil. Sempre lotado, o Palco Zé da Macuca recebe Odair José, Banda Eddie, Bonsucesso Samba Club e Clayton Barros, do Cordel do Fogo Encantado. Há palcos destinados à música erudita e de concerto (Palco Conservatório), instrumental, nordestina (Regionalidades) e para a nova cena musical (Pernambuco Lo-Fi e Estação, com o Som na Rural).
Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com investimento de R$ 11,6 milhões, o FIG 2023 reforçou a valorização do artista pernambucano, que compõe os 20 polos do festival, que prossegue até o próximo dia 31. São 398 atrações culturais. Desse total, 89,70% (357) selecionados pela convocatória são pernambucanos; e 10,30% (41) são de outros estados. Profissionais de Libras e de audiodescrição estão presentes em shows e espetáculos para oferecer mais inclusão ao público. E no Palco Mestre Dominguinhos há o Camarote da Acessibilidade, recebendo a pessoas com deficiência inscritas no Pernambuco Conduz.
No Parque Euclides Dourado concentram-se boa parte da programação para a família do FIG. Tem espetáculo de circo para toda a família, como A Louca das Frutas, Circo Millenium, os Patrimônios Vivos de Pernambuco, Alakazam e Índia Morena, que dá nome à lona. Para as crianças, tem a programação infantil do Figuinho. Um dos espaços mais concorridos, o Parque dos Eucaliptos é também local de encontro dos e turistas que vão assistir os cortejos de agremiações da cultura popular e onde se encontra a Galeria Galpão, com exposições de fotografias, artes visuais e moda. A Adepe está presente com um espaço dedicado ao artesanato.
Dezenas de agremiações culturais de Pernambuco, representantes do maracatu, do frevo, do bacamarte, caboclinho e também do pastoril levam música, colorido e diversão ao Polo Ariano Suassuna, na Praça Engenheiro Mário Jardim. A cultura popular também ganha palco no Quilombo Castainho, onde também são oferecidas oficinas formativas.
No Centro de Produção Cultural do Sesc estão os espetáculos de teatro, com destaque aos espetáculos Um minuto para dizer que te amo e Emaranhada (teatro), e O Corpo pensante (dança). No Cine Jardim, dois filmes premiados da nova safra pernambucana serão exibidos seguidos de debate Rio Doce, de Felipe Fernandes, e Propriedade, de Daniel Bandeira.
A Companhia Editora de Pernambuco promove no 31º FIG o espaço literário praça da Palavra Luiz Jardim, com uma programação intensa que começa pela manhã e segue pela tarde dedicada ao público infantil, com contações de história e atividades lúdicas voltadas à leitura. À noite, escritores, críticos e leitores participam de encontros sobre a literatura feita em Pernambuco, especialmente em Garanhuns, e no restante do Brasil.
O Festival de Inverno de Garanhuns é o principal evento do calendário cultural e turístico da cidade, movimentando o comércio e a cadeia produtiva do turismo. Por sua abrangência, é considerado um dos maiores festivais de múltiplas linguagens do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário