domingo, 30 de julho de 2023

Prefeito de Garanhuns crava crise entre o Município e o Estado ao querer trazer pra si responsabilidade que não lhe compete

Sivaldo crava crise com Governo de Raquel Lyra

O Prefeito de Garanhuns cravou um problema gravíssimo entre o Governo Municipal e o Governo Estadual, ao declarar o seguinte:

“A partir do próximo ano, 2024, nós tomamos a decisão com a nossa equipe que o FIG será realizado diretamente pela Prefeitura Municipal de Garanhuns. Nós vamos assumir essa responsabilidade para continuar fazendo com que o nosso Festival de Inverno cresça a cada ano e não diminua, como ocorreu este ano”, disse o prefeito Sivaldo Albino.

Ainda de acordo com o prefeito, a decisão foi tomada após conversar com turistas, moradores da cidade, comerciantes e empresários. 

De acordo com Sivaldo, o festival, que atualmente é planejado pelo governo estadual desde que foi criado pelo então prefeito da época, Ivo Tinô do Amaral, foi alvo de diversas polêmicas este ano, inclusive causada pela própria Prefeitura através de declarações desastrosas, e que se firmam mais como política de que propriamente preocupação com o evento, desde a organização estrutural que no dia da abertura ainda se via pessoas da empresa retirando as tralhas da Praça, e os camarotes por terminar, inclusive os barraqueiros que até o sábado ainda estavam sem energia, isso tudo sobe a responsabilidade da Prefeitura de Garanhuns e da empresa ganhadora da chamada pública, até a composição da grade artística dos polos de animação. Isso motivou o município a assumir a gestão do evento a partir do próximo ano.

Só que existe uma Lei ordinária de nº 13,878, de 25 de setembro de 2009, que publicaremos na integra falando sobre o FIG - Festival de Inverno de Garanhuns onde tira a competência da Prefeitura de Garanhuns.

LEI Nº 13.878, DE 25 DE SETEMBRO DE 2009.

Considera o Festival de Inverno de Garanhuns Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO, Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O Festival de Inverno de Garanhuns passa a ser considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Palácio do Campo das Princesas, em 25 de setembro de 2009.

EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS
Governador do Estado

LUIZ RICARDO LEITE DE CASTRO LEITÃO
FRANCISCO TADEU BARBOSA DE ALENCAR

O PROJETO QUE ORIGINOU ESTA LEI É DE AUTORIA DA DEPUTADA TEREZINHA NUNES.

Portanto o Prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino desafia o Governo do Estado de Pernambuco na pessoa da sua Governadora Raquel Lyra. Isso ainda vai dar muito o que falar, vamos aguardar e esperar que esse desfecho político seja favorável a Garanhuns.

Nunca na história política de Pernambuco um Prefeito desafiou um Governo com tanta austeridade e soberba, além de uma grande prepotência como a do Prefeito de Garanhuns. Esperamos que o povo de Garanhuns não pague o pato, pois vai ser daqui para pior.

Um fato que chama a atenção

Como o Prefeito de Garanhuns quer fazer e assumir o evento grandioso como o Festival de Inverno, se não faz concurso para abrigar os mais de 1.800 contratados, não paga o aumento aos professores e o salario dos contratados da educação a dois meses, o aumento dos Enfermeiros e Técnicos, e dos guardas municipais. Mais ai já até apareceu dinheiro para bancar uma festival ao invés de assumir suas responsabilidades diante dos servidores municipais. Suspendeu os direitos de alguns servidores, bem com o férias, e horas extras. Prefeito faça isso não, o povo de Garanhuns não merece passar por isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário