quarta-feira, 26 de julho de 2023

Museu do Queijo Coalho recebe visitas do 31º FIG




Desde 2019, o Museu do Queijo de Coalho funciona em Garanhuns como um espaço para valorizar o trabalho dos pequenos produtores do alimento, que é uma das marcas registradas da culinária nordestina. Para reforçar a iniciativa, a programação de gastronomia do 31º FIG está promovendo grupos de visitação ao local, que conta com monitores para contar a história da iguaria e todo o universo que envolve a sua fabricação.

O passeio começa pelo jardim de palmas forrageiras, que são o principal alimento das vacas leiteiras da região entre o agreste e sertão, conhecida por ser a maior bacia leiteira do Estado. Durante a experiência, os visitantes aprendem que a dieta das vacas da região, dentre vários outros fatores geográficos, influenciam no sabor do leite que elas produzem, assim como no queijo de coalho que tem origem a partir da bebida.

Para contar a história de todo o universo bovino em Pernambuco até quando se iniciou a fabricação do queijo, o espaço conta com exposição de várias ferramentas e artefatos que fazem parte dessa cultura, como roupas de vaqueira em couro, carros de boi, prensas para dessorar o queijo, entre outros. Os profissionais que atuam no Museu também falam sobre os processos químicos que envolvem a produção do alimento e dão dicas de como identificar queijo coalho ideal a partir da sua aparência.

Ao final, os visitantes podem degustar diversos tipo de queijo, como o gouda, minas tipo meia cura, raquete, ancestral, camará, ancestral e belamente. “Muito interessante saber de mais detalhes do processo de fabricação do queijo, gostei bastante. Se eu soubesse que teria essa prova, teria trazido até um vinho para harmonizar”, brincou o servidor público Edilson Queiroz, que veio do Recife para curtir o Festival e aproveitou a atividade para conhecer o museu.

PRÓXIMA VISITA

Quem tiver interesse em participar da atividade, deve agendar a sua visita através do instagram oficial do Museu do Queijo de Coalho (@museudoqueijodecoalho). A programação de gastronomia do FIG ainda promoverá mais uma visita ao espaço nesta quarta-feira (26), às 14h, quando todos os monitores estarão disponíveis para apresentar o contexto do alimento a partir das perspectivas histórica, biológica e química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário