sexta-feira, 28 de julho de 2023

Ferrovia sai no pacote do PAC






Por Magno Martins

A novela mexicana do trecho da Ferrovia Transnordestina, saindo de Salgueiro para Suape, terá, enfim, o seu último capítulo. Quando formalizar o Novo PAC – Programa de Aceleramento da Construção – no Rio de Janeiro, no dia 11 de agosto, o presidente Lula anunciará a boa notícia para Pernambuco incluída no pacote de obras no Nordeste.

Os recursos, que totalizam R$ 5 bilhões, já estão garantidos no Orçamento Geral da União. Também com verba orçamentária sairá a complementação do trecho para o Ceará, no valor de mais de R$ 7 bilhões. “Isso é o maior gesto do compromisso do presidente Lula com o Nordeste”, revelou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador baiano.

Outra boa medida, segundo ele, será o anúncio de uma parceria público privada para operar a Transposição do Rio São Francisco. Isso foi confirmado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante reunião de governadores do Consórcio Nordeste, em Brasília, no início da semana, com a participação de outros ministros e coordenada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Também no evento, Rui Costa anunciou que o governo estuda formas de fortalecer o turismo na região Nordeste e de aproveitar o contexto da COP 30, em 2025, em Belém do Pará, quando o fluxo de pessoas de outros países deve se intensificar aqui no Brasil. O ministro também revelou que, na próxima segunda-feira, vai ser lançado o programa escola em tempo integral. Na ocasião, disse que o presidente Lula vai anunciar a liberação antecipada de recursos para estados e municípios que querem implantar o programa já no ano que vem, em 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário