sexta-feira, 28 de julho de 2023

31º FIG tem programação especial para o público infantil



Pais e filhos vem enchendo os polos da Praça da Palavra, Lona de Circo Índia Morena e Figuinho todos os dias

Foto: Leonardo Marinho

Muitas famílias escolheram o Festival de Inverno de Garanhuns como programação para as manhãs e tardes com a criançada. Para quem tem filhos pequenos, o roteiro se concentra principalmente nos polos Praça da Palavra, Lona de Circo Índia Morena e Figuinho, cujas atrações vêm dando oportunidade às crianças de conhecerem novas histórias, aprender mais sobre a cultura brasileira e se divertir com números circenses.

O público infantil é um dos principais do festival, que nesta 31º edição oferece uma variedade de atividades com ênfase nas tradições pernambucanas. Nesta quinta (27) a movimentação começou com contação de histórias na Praça da Palavra Luís Jardim. O espaço estava cheio de crianças, que se encantaram com a “Histórias e Outras Caraminholas”, contada por Cinthia Nayara, antes de mergulharem no mundo do bioma sertanejo com a ação “Ecohistórias - Narrativas da Caatinga”, com Andressa Marinho.

As publicações infantis da Cepe têm ganhado destaque na programação da Praça da Palavra. Um dos títulos da casa que já marcou presença no festival foi “Vaca macaca”, do autor pernambucano Eduardo Cesar Maia, narrado pela garanhuense Yalle Feitosa, que provocou a imaginação da plateia mirim propondo a criação de cenários e personagens.

Na ocasião, a contadora de histórias destacou a importância da atividade para a formação de novos cidadãos mais humanos. “Acho que o festival é uma verdadeira jóia por trazer diversidade, potência, e a possibilidade da gente poder ver o que está sendo produzido fora daqui e mostrar o que tá sendo produzido aqui. Acredito que o polo da palavra é um dos melhores, porque, através da palavra, essas crianças vão cuidar do mundo. É muito importante que a gente amplie os horizontes delas para que elas sejam pessoas melhores”, observou Yalle.

Além dos pequenos, os pais presentes também participaram da atividade e aprovaram o programa. “Achei maravilhoso para os meninos saírem da rotina e terem mais acesso à cultura. Os meninos amaram tanto a história, que vou comprar o livro. Foi super envolvente”, disse a pedagoga Amanda Diniz, mãe de Breno e Iuri, que têm 4 e 7 anos, respectivamente.

Diante do sucesso, Juliana Albuquerque, que é coordenadora de Literatura na Secult-PE, destacou a importância da iniciativa para divulgar autores e viabilizar a venda de seus trabalhos. “Essa atividade é importantíssima para a formação de novos leitores e tem sido bonito ver o interesse das crianças”, disse.

À tarde, o público infantil marca presença no Parque Euclides Dourado para se deliciar entre as barraquinhas de lanches locais e conferir as atrações da Lona de Circo e do palco Figuinho.

Entre os espectadores da programação circense estava o comerciante Caio César, que levou os filhos Luiz Gabriel, de 12 anos, e os gêmeos Davi Luiz e Luiz Antônio, de 4 anos, para ter contato com a diversidade cultural promovida pelo FIG. “O festival vai muito além dos shows. É sempre uma ótima oportunidade para meus filhos terem convívio com o diferente através de polos como esse de circo”, analisou. A cantora Marília Ferro, de 23 anos, concordou com a importância de explorar todos os polos do evento. “Como eu sou daqui de Garanhuns, venho ao FIG desde pequena e aprendi cedo como é boa a programação diurna também. O circo, pra mim, é uma das principais e a Família Vidal sempre vem, gosto muito deles”, avaliou ela, que evidencia como a programação da tarde é para todas as idades.

PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA (28) - As atividades na Praça da Palavra têm início às 10h e segue até às 13h com contações de histórias diversas: “Fios e Fuxicos da História”, com Cintia Nayara e “Os Animais Têm Razão”, de Braúlio Bessa.

A Lona de Circo Índia Morena recebe o espetáculo “Circo Mágico Alakazam”, do mágico de mesmo nome, patrimônio vivo pernambucano, às 16h e, às 14h, a apresentação “Bafafá”. Perto do polo circense, também dentro do Parque Euclides Dourado, o Figuinho tem apresentação do Circo Borica, com apresentações às 15h e às 16h40.





Nenhum comentário:

Postar um comentário