quinta-feira, 27 de julho de 2023

Noite de muito suingue com Baile do Simonal e o pop de Tiago Iorc no Palco Mestre Dominguinhos


O 31º Festival de Inverno de Garanhuns chega ao seu sexto dia intensificando o ritmo de sua programação. Por todos os cantos da cidade as ações se espalham atraindo um público cada vez maior. A cultura reina na cidade serrana do Agreste! A quarta-feira (26) marca a estreia nesta edição do Palco Instrumental, no Parque Ruber Van der Linden. As apresentações ocorrem até domingo, a partir das 17h. O Palco Estação, que este ano recebe o Som na Rural, com apresentação de Roger de Renor, liga de volta seus amplificadores, nos intervalos dos shows do Palco Mestre Dominguinhos. Na terça-feira, a aguardada abertura do Palco Zé da Macuca, que leva o nome de um dos homenageados do FIG 2023, confirmou a expectativa dos fãs da música autoral pernambucana contemporânea, lotando todo o espaço.


Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com investimento de R$ 11,6 milhões, o FIG 2023 reforçou a valorização do artista pernambucano, que compõem os 20 polos do festival, que prossegue até o próximo dia 31. São 398 atrações culturais. Desse total, 89,70% (357) selecionados pela convocatória são pernambucanos; e 10,30% (41) são de outros estados.

No Palco Mestre Dominguinhos, a noite desta quarta-feira é de muito suingue com o Baile do Simonal. Pode se preparar porque Wilson Simoninha, Max de Castro e Sandra de Sá vão levar todo mundo a dançar. 

O embalo começa logo cedo, às 20h, com a voz poderosa de Mirelly Araújo e a malemolência e versatilidade da ex-The Voice Erica Natuza. Uma das atrações mais aguardadas pelo público vem em seguida:  o cantor brasiliense Tiago Iorc traz o show da turnê Daramô, que marcou sua volta aos palcos depois de um tempo recluso, por decisão própria e que se prolongou depois com a pandemia da Covid-19.

Foram três anos sem se apresentar para o público brasileiro.  Agora, Tiago Iorc voltou super motivado. A agenda do artista está bastante concorrida. Atualmente faz um giro pelas capitais do Nordeste e vem de uma apresentação no Recife e em Maceió, no último fim de semana. 

Daramô é o sexto disco de Iorc. Entre as canções preferidas deste álbum está Tudo o que a fé pode tocar e Saudade boa, que estão no repertório do show, ao lado de sucessos como Amei te ver, Coisa linda e Tangerina, em parceria com a pernambucana Duda Beat, além da sua versão para Ciumeira, de Marília Mendonça.

O Palco Estação, o brega escrachado da banda Faringes da Paixão anima a galera nos intervalos dos shows do Palco Mestre Dominguinhos.

No primeiro dia, o Palco Zé da Macuca trouxe de volta Mestre Ambrósio, que fez parte da cena do manguebeat, assim como Etnia, que participou do show Cena Peixinhos com Carranza e Capim Santo, o frevo do Maestro Spok e do Macuca, Frevo e Forró e a sergipana Héloa, que também mistura tradição e pop. Nesta quarta-feira, é dia de forrozar com os veteranos Joquinha Gonzaga, Assisão e Mourinha do Forró, curtir a vertente mais contemporânea da Cascabulho e do Em Canto e Poesia. O forró também está presente no novo Palco Regionalidades, onde se apresenta a Banda Vinil Gonzagueira e também Marcelo Rosite. O Palco Pernambuco Lo-Fi está bem eclético, recebendo, a partir das 18h, Caboclo Mestiço, Jáder e Coletivo Camaleoa.

De todas as atrações deste ano do Palco Instrumental, apenas o violeiro, compositor, professor de música, pesquisador e produtor fonográfico e cultural paulista Ricardo Vignini vem de fora do Estado. Fundador da banda Matuto Moderno (1999), pioneira na fusão de rock com música caipira, Ricardo se apresenta no dia de estreia, logo após o Fabio Aladdin Trio. A noite de quarta-feira se encerra com o Escurinho e o Quinteto da Paraíba.

DE CASA CHEIA - Espaço mais família e concorrido do FIG, o Parque Euclides Dourado tem diversão para todos os gostos. Uma das mais disputadas é a Lona de Circo Índia Morena, sempre com lotação esgotada e garantia de bons espetáculos para o estimado público. Hoje, no programa, Batalha, às 14, e O Circo do Só Eu, às 16h. Outro programa família é o Polo Figuinho, a partir das 15h, com Boi Faceiro e o Pastoril Estrela Brilhante Mestra Cristina Andrade.

Quem estiver pelo parque pode aproveitar o cortejo do Polo Itinerante, a partir das 14h, com a Tribo de Índio Tupinambá, Quadrilha Junina Raízes do Nordeste Paranatama e o Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno

TEATRO, DANÇA E CINEMA - Outro endereço bastante concorrido é o do Centro de Produção Cultural do Sesc Garanhuns, onde algumas sessões lotam rapidamente. No Teatro Reinaldo de Oliveira, o grupo Teatro de Retalhos, de Arcoverde, leva à cena a peça A Antimáquina que Sustenta o Voo, cuja narrativa pode tomar caminhos diversos a partir de 32 possibilidades de caminhos dramáticos.

Na Sala Cênicas, o programa com o selo Figuinho apresenta Se Não Fosse Mágica. Para o público adulto, há a montagem Guerreiro. O programa duplo do Cine Jardim contempla a Mostra Inhumas de Cinema: Janela Agreste Meridional. Sessão Memória da Água, às 16h e Sessão Desaguar, às 19h, ambas seguidas de debate.

A Praça da Palavra Luís Jardim celebra a literatura feita no interior de Pernambuco, com a mesa Poesia do Portal do Sertão ao Pajeú, com Márcia Moura e Jorge Filó, às 18h; o último encontro da Garanhuns Literária, Sidney Rocha com Mario Hélio e Thiago Corrêa, às 19h, e a palestra sobre o autor e escritor que dá nome aos espaços:  O Jardim de Luís: Um passeio pela vida e obra de Luís Jardim, com Adelmo Camilo (PE).

Instalado na Avenida Euclides Dourado, a Galeria Galpão Moda, Fotografia e Arte é um espaço de visitação e exposições. 

Ao todo são cinco projetos expostos durante o festival, além de duas Encantados, de Allan Luna; Luz Quilombola - Castainho de Dentro pra Fora, de Iezu Kaeru; Ciano, Cidade, de Gabriella Ambrosio; Para Borboletas, de Roberta Laleska; e Nas Cinzas das Horas, de Nivaldo Carvalho. Já as intervenções urbanas são: Sorrir Junto, de Gabriela Vasconcellos Cavalcante, e Tamancos, de Amannda Oliveira. 

Nas artes visuais, um dos destaques é a inédita exposição Miró Eterno que celebra a memória do poeta Miró da Muribeca, homenageado que este ano dá nome à Praça da Palavra. A exposição foi pensada exclusivamente para a programação do FIG 2023 pelos artistas Mozart Santos, Rafael Buda e Tiago Delácio, com imagens reais e animadas do saudoso autor, que deixou seu legado no modo de se pensar poesia urbana periférica em Pernambuco e no Brasil.


A parceria com o Sebrae está garantindo mais uma edição do Armazém das Artes e Negócios, com estandes ocupados pelos artesãos selecionados pelo Sebrae ou por meio de um edital convocatório promovido pela Secult/Fundarpe para ocupação de espaços ou convidados, como a Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá e o Mestre Assis Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco. Por sua vez, a Adepe instalou uma loja de bebidas dentro do Armazém Sebrae com cervejas, cachaças, vinhos, espumantes e licores artesanais pernambucanos que serão comercializados durante todo o festival.


QUILOMBOLA – A oficina Memórias e Histórias da Capela das Almas, no Quilombo do Castainho, capacita membros das comunidades quilombolas para a realização de intervenções de conservação na edificação da Cruz das Almas, bem em processo de tombamento, situado na comunidade quilombola do Castainho. A ação, coordenada pelo técnico Roberto Carneiro, da Gerência de Preservação da Fundarpe, contribuirá para a conservação da edificação.


AÇÕES DO GOVERNO NO FIG – A Operação Lei Seca de Pernambuco (OLS/PE) divulgou um balanço dos primeiros dias de atuação na 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Desde a última sexta-feira (21/07), até o domingo (23/07), foram realizadas 1.425 abordagens a condutores, resultando em 74 autuações e o registro de 27 casos de alcoolemia.


Além da Secretaria de Cultura e Fundarpe, mais de uma dezena secretarias e órgãos estaduais estão envolvidos, como as Secretarias de Defesa Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Política de Prevenção às Drogas, Turismo, Mulher, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Infraestrutura e Recursos Hídricos; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, DER, Detran e Polícia Científica. Essas instituições governamentais estão levando serviços diversos, garantindo ações efetivas em diversas áreas, como segurança, saúde e infraestrutura. São ações voltadas para apoiar a população e os turistas durante os 10 dias do FIG, garantindo que esse, que é considerado o maior festival multiartístico do Brasil tenha sucesso mais uma vez.


Fotos de Felipe Souto Maior/Secult-PE|Fundarpe


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 

Nenhum comentário:

Postar um comentário