domingo, 30 de julho de 2023

Palco Instrumental põe virtuosos no primeiro plano

Bucólico polo no Parque Ruber van der Linden (Pau Pombo) mantém tradicional valorização do talento de instrumentistas de Pernambuco

Morgana NarjaraA Mobile Jazz Band desceu do palco para tocar junto ao público

Jazz band, guitarra e percussão. A terceira noite do Palco Instrumental do Festival de Inverno de Garanhuns 2023, no Parque Ruber van der Linden, nesta sexta-feira (28), deu mais uma amostra do quão variada e diversa é a música do Estado.

O polo instrumental é importante porque coloca uma lente de aumento no trabalho dos músicos que normalmente integram bandas e acompanham outros artistas.

Ainda no fim da tarde, a Mobile Jazz Band, de Garanhuns, mostrou no palco aquilo que sua antecessora, a Street Jazz Band já fazia (jazz dos anos 1920-30) agora com uma pegada mais contemporânea, que agrega blues e rock ao dixieland. No final, desceu, à moda antiga, para tocar juntinho da plateia.

Junior Cap é representante da tradição de guitarristas pernambucanos. Para se apresentar no FIG, formou um power quartet com Bráulio Araújo (baixo 6 cordas), Ebel Perrelli (bateria) e Diego Drão (piano elétrico e Hammond). “Tenho a sorte de tocar com amigos, irmãos. E que também são meus ídolos”, elogiou. Já à noite, fez um repertório baseado em seu álbum solo, No Último Volume, acrescido de standards de Curtis Mayfield, The Beatles e Gilberto Gil.

E outra tradição da música do Estado, a da percussão, foi representada por Gilú Amaral. Fundador da Orquestra Contemporânea de Olinda, Gilú trouxe para o FIG o show que já levou para várias cidades do Brasil e da Europa, em que se apresenta com o DJ Rimas, Inc.

A exemplo do mestre Naná Vasconcelos, Gilú é um músico que ele próprio, em carne e osso, confunde-se no palco com o vasto acervo de instrumentos percussivos e de caminhos sonoros que trilha em suas composições. A mistura com a eletrônica potencializa ainda mais os resultados. O público entendeu e interagiu o tempo inteiro no Pau Pombo. Quem estava sentado ficou de pé e todo mundo caiu na dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário