domingo, 30 de julho de 2023

BaianaSystem faz a multidão pular e cantar no 31º Festival de Inverno de Garanhuns

BaaianaSytem - credito Felipe Souto Maior - Secult/Fundarpe

A banda BaianaSystem levou à catarse a multidão que lotou completamente a Praça Mestre Dominguinhos na madrugada deste sábado, na apresentação mais aguardada do 31º Festival de Inverno de Garanhuns. A performance vigorosa do vocalista Russo Passapusso fez todo mundo cantar e pular, na plateia e nos camarotes, durante todo o show, que terminou já perto das 3h. As batidas do soundsystem parecem provocar uma espécie de reação espontânea e involuntária no corpo.

No repertório, os sucessos que os fãs sabem de cor: Playsom, Lucro, Sulamericano, Reza Forte, Saci, Emoriô-Dia da Caça, entre outros. Interagindo sempre com o público, Passapusso mostrou, mais uma vez, nesta terceira apresentação da BaianaSystem no FIG – a anterior foi em 2016-, que é um dos vocalistas mais carismáticos e performáticos da música brasileira. A banda baiana já encontrou a plateia superaquecida pelos shows anteriores de Barbarize, uma das apostas mais acertadas do FIG, a revelação Uana e a performance potente de Gabriel o Pensador, numa noite marcada pelo brega-funk, trap e o rap.

O sábado também promete mais uma vez, a Praça Mestre Dominguinhos com sua capacidade máxima para os shows da representante da cena pós-manguebeat Volver, a icônica Ave Sangria, o titã Paulo Miklos e o esfuziante Carlinhos Brown, que vem com sua banda completa e muita energia. No Palco Zé da Macuca, sempre lotado e com ótimos shows, se apresentam Dani Carmesim, Rogério e os Cabra, Sangue de Barro, Clayton Barros e Tribo de Jah, No concorrido palco Regionalidades tem o forró de Terezinha do Acordeon e o pop vibrante de Edilza Aires.

As atrações do penúltimo dia do 31º FIG já tomam conta das ruas, praças e parques da cidade, com a Banda Musical Saboeira, Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria, Cambinda Velha de Pesqueira e o desfile do Boi da Macuca, no início da tarde. Para toda a família, haverá o espetáculo A Loca das Frutas e Circo Millenium – O Circo do Palhaço Nervosinho, na Lona de Circo Índia Morena. A programação tem ainda recital de piano erudito com a premiada Maria Clara Fernandes, música instrumental com Violeiro Bacurau Trio, Roberto Lima e SaGrama, espetáculos teatrais Um Minuto pra Dizer que te Amo e Luz Estrela e Baião, exibição do premiado filme Rio Doce, de Fellipe Fernandes, e a poesia urbana da Batalha da Convenção.

Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com investimento de R$ 10,8 milhões, o FIG 2023 reforçou a valorização do artista pernambucano, que compõe os 20 polos do festival, que prossegue até o próximo dia 31. São 398 atrações culturais. Desse total, 89,70% (357) selecionados pela convocatória são pernambucanos; e 10,30% (41) são de outros estados. Profissionais de Libras e de audiodescrição estão presentes em shows e espetáculos para oferecer mais inclusão ao público. E no Palco Mestre Dominguinhos há o Camarote da Acessibilidade, recebendo a pessoas com deficiência inscritas no Pernambuco Conduz







Nenhum comentário:

Postar um comentário