segunda-feira, 19 de setembro de 2022

A estratégia oposta dos antagonistas da corrida presidencial

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Na reta final da eleição para presidente da República, em que o resultado deverá direcionar o caminho do segundo turno, ou seja, dependendo de quem tiver mais votos no primeiro turno e sua vantagem sobre o segundo colocado, a disputa na segunda etapa terá um novo desenho. Neste contexto, o ex-presidente Lula que tem uma vantagem substancial no Nordeste tem investido seu tempo em atos nas regiões Sul e Sudeste do país, que são onde ele vem encontrando dificuldades perante seu principal concorrente Jair Bolsonaro.

O atual presidente faz exatamente o caminho inverso, pois a sua campanha entende que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste lhe são mais favoráveis nesta reta final, precisando diminuir a desvantagem elástica que possui no Nordeste, que é o segundo maior colégio eleitoral do país. No último sábado, Bolsonaro esteve no agreste pernambucano, nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, onde participou de uma motociata e fez um discurso no Pátio do Forró ao seu término em Caruaru.

Da capital do agreste, Bolsonaro seguiu para a cidade de Garanhuns, reduto onde o ex-presidente Lula nasceu, uma vez que Caetés era distrito de Garanhuns na época do nascimento do petista. Lá, o presidente participou de uma Marcha pra Jesus, que reuniu milhares de apoiadores na principal avenida da cidade.

A ideia da campanha bolsonarista foi claramente mostrar ao Brasil que nem na cidade em que Lula nasceu é unanimidade e que o atual presidente conseguiu juntar apoiadores. Lula, por sua vez, tem mostrado em suas redes sociais que em estados como Santa Catarina e Paraná, redutos bolsonaristas, ele também consegue juntar milhares de pessoas, como fez no final de semana. Até o próximo dia 2, será uma guerra de narrativas das duas campanhas para conseguir o voto do eleitor indeciso ou de candidatos da terceira via e ter um bom desempenho, as duas campanhas falam em vencer no primeiro turno, mas tudo leva a crer que a eleição presidencial será definida apenas no dia 30 de outubro, quando acontecerá o segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário