terça-feira, 20 de setembro de 2022

Secult-PE lança plataforma Museus de Pernambuco e amplia debate sobre sistema museológico do estado

 Lançamento acontece na quarta, dia 21 de setembro, às 15h, no Paço do Frevo

 


Em meio às comemorações da 16ª Primavera dos Museus de 2022, a Secretaria de Cultura de Pernambuco lança a plataforma Museus de Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo cadastrar, mapear e identificar, em parceria com a sociedade, os museus em atividade no estado. O lançamento acontece na quarta, dia 21 de setembro, às 15h, no Paço do Frevo. O evento terá formato híbrido. Além da apresentação da Plataforma, será transmitido o seminário Sistemas Estaduais de Museus.

 

O seminário contará com a participação de Renata Cittadin, museóloga, diretora do Sistema Estadual de Museus de São Paulo; e de Lucienne Figueiredo dos Santos, superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ. O Museu da Abolição (IBRAM) e Paço do Frevo (IDG) são parceiros da Secult-PE na realização do evento. Para participar, os interessados poderão pedir acesso à plataforma Google Meet. A presença está condicionada à lotação da sala. O link da videochamada é: www.meet.google.com/zhu-umnj-itg. A gravação do seminário será posteriormente levada ao Youtube da Secult-PE.

 

O acesso à plataforma é livre, gratuito e colaborativo permitindo que o cadastro dos museus seja realizado de forma voluntária pelas instituições interessadas. Os dados produzidos pelo sistema poderão ser acessados e extraídos em formato de planilhas, por meio de filtros e cruzamentos, conforme o interesse do usuário e transformados em fonte de pesquisas ou publicações sobre o cenário museológico estadual.

 

Plano Setorial de Museus - A Plataforma chega também num momento importante para o segmento, quando se discute a construção colaborativa das diretrizes e ações voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento do setor museológico de nosso Estado. A participação da comunidade museológica, agentes de cultura, profissionais de museus e demais interessados é fundamental para construção de um Plano Setorial que reflita as necessidades do setor e direcione as políticas de governo a serem implementadas para os próximos anos.

 

A partir do lançamento, por meio do link com formulário específico, a Plataforma de Museus deixará também disponível o documento base do Plano Setorial de Museus, com os Eixos Temáticos elaborados a partir da Política Nacional de Museus, para contribuições e sugestões. Após o período de recebimento das contribuições será redigido o documento final para apresentação e aprovação do setor museal e das instâncias competentes.

 

Sistema de Museus do Estado de Pernambuco (SEMPE) – A plataforma Museus de Pernambuco terá um papel de suma importância para a implantação do Sistema Estadual de Museus de Pernambuco – SEMPE. A proposta é que a plataforma atue como ferramenta complementar ao Sistema, subsidiando informações e dando direcionamento necessário à implantação das políticas públicas voltadas ao setor a serem desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Museus.

 

O Sistema é uma rede organizada de instituições museológicas, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa à coordenação, articulação, à mediação, à qualificação e à cooperação entre os museus sediados em nosso estado. O Sistema é uma das ações instituídas pela Política Nacional de Museus e uma das ações estratégicas presentes no Plano Estadual de Cultura de Pernambuco.


--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário