Junto com a chegada do mês de setembro chegam também as campanhas de prevenção ao suicídio. No último dia 14, a UPAE Garanhuns promoveu um momento de palestra para os pacientes que esperavam por atendimento, para falar sobre a importância de combater esse problema grave de saúde pública do Brasil e do mundo. A ação foi realizada pelo setor de Serviço Social em parceria com as psicólogas da unidade.
Criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Dia Mundial em Prevenção ao Suicídio é comemorado no dia 10 de setembro. Por se tratar de um assunto delicado, ele merece atenção e discussão, uma vez que acomete pessoas de todas as idades. “As causas que levam uma pessoa a praticar o suicídio são variadas, mas existem algumas que são avaliadas e estão em evidência como: pessoas que tiveram um transtorno psiquiátrico que não foi tratado e não tiveram acompanhamento, como depressão, síndrome do pânico, ansiedade e transtornos de humor. Entretanto, não podemos afirmar que todas as pessoas que cometem suicídio apresentam esses transtornos”, explica a palestrante e psicóloga Ingrid Leal.
É necessário entender que a campanha é de extrema importância, pois é uma realidade, que muitas vezes, está sendo vivenciada por pessoas que estão à nossa volta e pode ser evitada. As psicólogas concluíram a palestra destacando que a melhor maneira de contribuirmos na prevenção ao suicídio é analisar as situações que estão ao nosso redor, tanto de amigos como de familiares. Ao perceber sinais de desinteresse, falta de produtividade, negatividade, isolamento, escutar tudo o que a pessoa tem a dizer sem emitir julgamentos e opiniões, e conseguir meios de convencê-la que o melhor é procurar a ajuda de um profissional especializado.
A ação foi a primeira de uma série de atividades programadas para o mês de setembro sobre esta temática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário