segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Bolsonaro se irrita com questionamento sobre tom político e xinga Lula em Londres


Do UOL —  O presidente Jair Bolsonaro (PL) negou hoje que esteja fazendo uso político da viagem ao Reino Unido, onde acompanhará o funeral da rainha Elizabeth 2ª. “Você acha que eu vim aqui fazer política?”, disse a jornalistas após deixar a residência oficial do embaixador do Brasil em Londres. Antes, em conversa com apoiadores, o presidente classificou como “canalhice” e “covardia” reportagem em que o UOL apontou que 51 imóveis comprados por sua família foram pagos com dinheiro vivo.

As manifestações do chefe do Executivo ocorrem depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a senadora Soraya Thronicke pedirem ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que o mandatário seja proibido de usar imagens da incursão na Europa em campanha eleitoral. Ainda a apoiadores hoje, o presidente criticou o petista e comparou a economia no Brasil com a situação no Reino Unido, que enfrenta uma crise do custo de vida, com salários que não acompanham a inflação.

“Como está a Europa perto do Brasil? Existe ameaça de fome aqui? Prateleira vazia, aumento de preço… Por que a insistência em querer botar um ladrão de volta na Presidência da República? Alguém acha que é uma maravilha ser presidente? Botar um ladrão, com aquela quadrilha toda, na Presidência”, disse Bolsonaro.

Também em tom eleitoral, Bolsonaro divulgou ontem um vídeo em que critica o preço dos combustíveis no país europeu.

Jair Bolsonaro deve comparecer ao funeral da rainha Elizabeth 2ª em Londres e à Assembleia-Geral da ONU em Nova York.

Na gravação, o mandatário diz que a gasolina é mais barata no Brasil, sem mencionar as diferenças salariais entre as duas nações nem o impacto negativo que a guerra na Ucrânia teve sobre o fornecimento de gás da Rússia para a Europa. Ao UOL, a campanha de Bolsonaro negou que o vídeo seja eleitoreiro.

A divulgação ocorreu pouco depois de o Reino Unido ter feito um minuto de silêncio em homenagem à monarca. Mais cedo, Bolsonaro havia sido criticado por opositores e pela imprensa local por fazer um discurso em tom eleitoral a apoiadores pouco antes de visitar o caixão da soberana e assinar o livro de condolências.

Em nome do governo do Reino Unido, a Embaixada Britânica no Brasil disse que não comentaria. Em caso de eventual manifestação esta reportagem será atualizada.

Antes, Bolsonaro havia falado a apoiadores da sacada da casa do embaixador do Brasil em Londres. Ele aproveitou a ocasião para falar sobre temas de sua campanha à reeleição no local e disse que será reeleito no primeiro turno. Parte do público usava camisetas da seleção ou com bandeiras do Brasil estampadas.

O presidente fez um breve discurso com os principais motes eleitorais, como rejeição a temas de “drogas, aborto e ideologia de gênero” e apelo à religião.

Críticas ao STF

O presidente voltou hoje a atacar ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que em 2021, confirmaram entendimento de Edson Fachin e anularam as condenações de Lula, tornando-o apto a concorrer às eleições deste ano. Na decisão, o magistrado afirmou que a 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos casos da Lava Jato, não era competente para julgar o processo contra o petista.

“Uma cerimônia de despedida… Participar da missa, ficar calado o tempo todo. Quem crer, lembrar que um dia vai chegar o dia dele. Todo mundo vai ter um ponto final aqui, sem exceção” disse sobre o funeral de Elizabeth 2ª.

“O julgamento vai ser pelas suas ações e omissões. Então, todo aquele que trabalhou contra o próximo, ou se omitiu na hora que podia ajudar, segundo as escrituras, vai ter seu veredito. E lá não tem gente, como alguns do STF, vão falar que estou criticando o STF, né, para ‘descondenar’ uma pessoa e torná-la elegível”, afirmou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário