Por Edmaar Lyra
Faltando exatos vinte dias para a disputa do primeiro turno pelo governo de Pernambuco e pelo Senado Federal, as campanhas começarão a defender a tese do voto útil tanto para liquidar a fatura no primeiro turno, neste caso apenas Marília Arraes teria chances nesta tentativa, quanto para definir quem seria o seu adversário na segunda etapa.
Com um quadro ainda embolado pelo governo de Pernambuco, todos os outros quatro nomes permanecem com chances reais de chegar à segunda etapa, Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB), utilizarão as armas que têm para se diferenciar na mente do eleitor, e nenhum candidato pode ser menosprezado.
Principal concorrente de Marília Arraes, de acordo com as pesquisas eleitorais, Raquel Lyra (PSDB) tem ao seu favor o fato de ser a única mulher a ter chances de ser a adversária da candidata do Solidariedade na segunda etapa, e apostará não só no voto do Agreste, onde tem grande inserção, como também no Recife, em especial no eleitorado de classe média, uma vez que tem ao seu lado dois importantes expoentes neste eleitorado: os deputados Daniel Coelho e Priscila Krause.
Candidato de Jair Bolsonaro a governador, Anderson Ferreira (PL) aposta no segmento evangélico e no voto casado com o presidente para carimbar sua ida ao segundo turno, por isso tem vinculado cada vez mais sua imagem a do presidente da República. Já Danilo Cabral (PSB) contará com o maior exército de candidatos proporcionais no dia da eleição, e aposta neste contingente para que o seu voto chegue a urna, uma vez que além de estaduais e federais, tem a maioria dos vereadores do Recife, cidade-chave para determinar o adversário de Marília Arraes na segunda etapa. Por fim, Miguel Coelho (UB) vem apostando nas redes sociais e na exitosa gestão que realizou em Petrolina para convencer o eleitorado a lhe dar a chance de chegar ao segundo turno.
O voto útil poderá não só determinar o adversário de Marília na segunda etapa como também direcionar se aquele que chegar ao segundo turno terá reais chances de virar o jogo levando em conta diversos fatores, dentre eles a polarização nacional e a experiência para contrapor Marília no segundo turno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário