Por Magno Martins
Só no próximo fim de semana, fechada a rodada da primeira quinzena da propaganda eleitoral no rádio e na TV, será possível uma sinalização mais clara do quadro eleitoral para governador em Pernambuco. Quem será o mais beneficiado com o chamado guia eleitoral? As inserções de 30 segundos ao longo da programação diária na TV são as mais vistas, as que têm, naturalmente e teoricamente, mais poder de influenciar o eleitor.
Faltando menos de um mês para a eleição, o percentual de indecisos é baixo, oscila entre 10% a 12%. A propaganda tende a influenciar muito mais esse segmento eleitoral, que não acompanhou ainda a maioria, que demanda para Marília Arraes. Líder em todas as pesquisas, a candidata do Solidariedade parece ter chegado ao seu teto – entre 33% a 35%. Os demais candidatos variam entre 8% a 14%.
Quem já se definiu por Marília pode mudar o voto em razão do guia eleitoral? É possível, mas este é o eleitor que dificilmente será arrebatado pelo candidato do PSB, Danilo Cabral, caso este venha a optar, como se presume, pela estratégia de desconstrução da adversária. O eleitor de Marília sinaliza para mudança e Danilo é a continuidade da desastrosa gestão de Paulo Câmara.
Se Marília cair, o eleitor que desistir do voto nela migrará para outro candidato da oposição, não para Danilo. A única esperança do candidato chapa branca é conquistar o indeciso, porque os que não quiserem mais Marília, seja por um motivo ou outro, tenderão a optar por Miguel Coelho (União Brasil), Anderson Ferreira (PL) ou Raquel Lyra (PSDB).
Os eleitores de Marília, Raquel, Anderson e Miguel querem, portanto, dar um basta ao reinado do PSB, sob forte ameaça de chegar ao fim nas eleições deste ano. Em dez dias, o quadro sucessório estadual terá suas linhas traçadas, seja na direção de levar Marília a ganhar no primeiro turno, cenário quase impossível, seja para definir quem será, de fato, o seu adversário no duelo final de segundo turno.
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