Por edmar Lyra
Na ausência do presidente Lula, que por orientação médica cancelou sua viagem à China e não participou da Marcha dos Prefeitos, coube ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, a incumbência de saudar os prefeitos presentes na capital federal.
Durante seu discurso, Alckmin enalteceu a importância dos municípios para o desenvolvimento do país, afirmando que a vida das pessoas acontece nas cidades, e por isso precisam de uma relação direta com o governo federal para a liberação de recursos.
Neste sentido, o vice-presidente falou a língua dos prefeitos quando defendeu a realização de uma reforma tributária que simplifique o sistema brasileiro, garantindo que os municípios arrecadem mais e permitam o crescimento da economia. De acordo com o socialista, caso avance a reforma, garantindo eficiência econômica, o PIB poderá crescer 10% em 15 anos.
A expectativa do governo federal é destravar uma parte das 14 mil obras paralisadas, realizando uma força-tarefa com os municípios para que numa ação coordenada entre os entes federativos possa se estabelecer uma prioridade para a retomada de algumas obras. A previsão do atual governo é investir R$ 23 bilhões em obras de infraestrutura em 2023. As falas de Geraldo Alckmin foram bem recebidas pelos prefeitos presentes, que acreditam numa retomada dos investimentos públicos sob o novo governo, bem como no avanço da reforma tributária que beneficiaria todos os entes federados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário