quinta-feira, 23 de março de 2023

É disso para melhor parte II: O COFRE SECOU Secretária de Educação de Garanhuns diz que no momento município não pode pagar reajuste do piso e professores podem entrar em greve em abril

Do Blog V&C Garanhuns

Em uma assembleia realizada na semana passada, professores municipais de Garanhuns decidiram por entrar em estado de greve\. Por enquanto aulas seguem normais, mas o termo significa um alerta ao prefeito Sivaldo Albino de que, se o reajuste do piso nacional da educação, que esse ano foi de 15%, não for pago, a categoria vai paralisar as atividades, tendo até data para isso acontecer. 10 de abril.

O problema é que, segundo a Secretária Wilza Vitorino, uma reunião com o sindicato e com o prefeito foi marcada para o ainda distante 27 de abril e a paciência dos educadores com a situação está se acabando já que, durante toda a administração atual, foi passada a ideia e sensação de que a saúde financeira, no que se referia a Educação, era invejável. Tanto é que ano passado o Governo Municipal concedeu de forma total e linear a íntegra do reajuste do piso dos professores, que naquela ocasião foi de 33%

Falando em Wilza, ela usou suas redes sociais para dizer, entre outras coisas que no momento o município de Garanhuns não tem condições econômicas e financeiras para dar o reajuste aos professores municipais. O cofre secou e, segundo a gestora, a folha da educação está comprometida em quase sua totalidade com o pagamento dos educadores.

O portal V&C assistiu o vídeo e traz os principais pontos da fala de Wilza Vitorino.

FOLHA DO FUNDEB COMPROMETIDA COM O PAGAMENTO DE PROFESSORES

A secretária disse que 100% do que o município recebe do Fundeb está sendo destinado ao pagamento dos professores e não mais os 30% para investimento com 70% para pagamento, como era feito anteriormente. 

EM SETEMBRO SALÁRIO DE PROFESSORES FOI PAGO COM RECURSOS PRÓPRIOS

Wilza também disse que no mês de setembro a folha de professores municipais foi paga com recursos próprios, cerca de 9 milhões de reais.

SINPRO ERA CIENTE DA SITUAÇÃO, DISSE A SECRETÁRIA

A secretária falou que o sindicato (Sinpro) era ciente da situação de penúria explicada por ela no vídeo. Ela ainda pediu ao sindicato que fosse a Brasília fazer uma mobilização para pressionar O Governo Federal no incremento de repasses dos recursos, na proporção do reajuste dos professores. 

GESTORA CRITICOU QUEM ESTÁ SE APROVEITANDO DA SITUAÇÃO PARA ATIRAR PEDRAS NELA E NO PREFEITO

Wilza criticou quem tem se utilizado da situação para atacar ela e o prefeito, citando vereadores e o próprio Sinpro ao dizer que o sindicato teria dito que as portas do Palácio Celso Galvão estariam fechadas para o diálogo em torno do delicado assunto 

NÃO É NÃO QUERER, É NÃO PODER, DISSE A GESTORA.    Wilza ainda disse que informou o TCE e o Ministério Público sobre a impossibilidade da concessão do reajuste aos professores municipais neste momento

SOBRE O REAJUSTE DO PISO

O reajuste de  15% elevou o piso dos professores, R$ 3.845,63. para R$ 4.420,55 em 2023. Ano passado o Governo Municipal de Garanhuns pagou o reajuste do piso, o que não ocorreu este ano, até o momento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário