sexta-feira, 24 de março de 2023

Humberto de olho nas eleições de 2024 e de 2026

Humberto Costa e o Presidente Lula em evento no Recife


Do blog do Silvinho

No ano de 2019 a então deputada federal Marília Arraes (que estava no PT) tentou sem sucesso tomar o comando do partido através do PED. Logo após, Marília trabalhou pela sua candidatura a prefeita do Recife e recebeu o aval de Lula. Agora, sob o comando do senador Humberto Costa e também da senadora Teresa Leitão, o PT vai tentar ocupar o máximo de espaços nas prefeituras do interior do estado. A oportunidade que o partido tem agora, só teve em 2004. O PT entrou no governo federal com a eleição de Lula e trabalhou intensamente para indicar ou os candidatos a prefeito ou vice. Isto porque na eleição seguinte, no ano de 2006, teríamos a eleição para o Governo de Pernambuco e o partido tinha como meta chegar forte. 

As outras eleições, o partido teve na maioria das vezes o PSB como aliado em nível estadual. Da mesma forma que o senador Humberto Costa quer fazer agora. No entanto, como o PT não indicará ninguém para concorrer a Prefeitura do Recife (fato inédito este), restará ao partido tentar crescer nos municípios. Humberto sabe da prioridade do PSB com a reeleição de João Campos no ano de 2024 e do compromisso de sua legenda com este projeto, e sabe também que João é o nome do futuro do partido, mas uma incógnita com relação a 2026 tendo em vista que se levará em conta muito o cenário nacional e também como estará a governadora Raquel Lyra no comando de Pernambuco. Caso Raquel esteja bem no ano de 2026, é bem provável que João Campos não dispute o governo, o que não é tão provável em outro cenário.

Com isso, Humberto vê como sua grande chance de disputar o governo no ano de 2026. Terá o presidente Lula como seu cabo eleitoral e assim sendo, lideranças políticas em todo o estado. Esta construção exige de Humberto e do próprio PT o máximo de esforço para 2024. Já se fala inclusive na exigência de que a vaga de vice do prefeito João Campos seja dada a um petista. O senador já chegou a falar da possibilidade do partido disputar prefeituras como a de Caruaru, Jaboatão, Olinda. 

Um exemplo de aliança entre o PSB e o PT é na cidade de Garanhuns onde o atual prefeito Sivaldo Albino tem como vice um petista. O prefeito contou com Lula pedindo votos para ele na cidade. A disputa lá não será tão fácil, tendo em vista que Sivaldo enfrentará Izaias Regis, atual deputado estadual e líder do governo na Alepe. 

Com essas construções espalhadas por Pernambuco, Humberto espera como já disse em outras oportunidade deixar o caminho pronto para 2024 e também para 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário