terça-feira, 28 de março de 2023

DESRESPEITO: Com valores ainda Bloqueados, Trabalhadores das Escolas Municipais de Garanhuns tem Salário de Fevereiro creditado em Conta

 Por Carlos Eugênio

 

ATUALIZADA AS 20H, DE 27/03/2023 – Em meio a muita espera, aborrecimentos e transtornos, alguns Prestadores de Serviços da Educação, dentre eles Professores do Aprendizagens; Auxiliares de Serviços Gerais; Merendeiros; Auxiliares de Disciplina, entre outros profissionais terceirizados pela  Prefeitura de Garanhuns, através da Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM), viram os salários serem creditados nesta segunda-feira, dia 27.

 

 

InfInformações apuradas pelo Blog do Carlos Eugênio registram que cerca de cem trabalhadores conseguiram “cadastrar a senha” no Banco do Brasil (BB) para utilizar o aplicativo do Banco, todavia ainda não conseguem movimentar a conta, já que os valores estão bloqueados. Outros que possuíam conta-corrente no BB também puderam realizar a portabilidade. Eles estão sem receber o salário referente ao mês de fevereiro, que até dezembro passado era pago de forma direta pela Prefeitura de Garanhuns antes do final de cada mês trabalhado.

Ainda segundo informações levantadas pelo Blog, como não houve qualquer informação prévia para que o Banco do Brasil se preparasse para atender aos trabalhadores e realizar o “cadastramento da senha”, conforme fora orientado pela ABDESM, diversos transtornos foram registrados nas Agências e cerca de novecentos trabalhadores voltaram para casa sem realizar a operação junto ao Banco. A expectativa é que até a próxima sexta-feira, dia 31, os trabalhadores consigam cadastrar suas senhas, gerenciar suas contas e receber o salário. Vale destacar que o salário referente ao mês de março deverá ser pago pela ABDESM até o próximo dia 7 de abril (5º dia útil do mês). A Prefeitura de Garanhuns e a ABDESM ainda não se pronunciaram por mais uma falha de planejamento, que ampliou o atraso no pagamento.

 

 

ENTENDA A SITUAÇÃO – Contratados de forma direta pela Prefeitura de Garanhuns até o último mês de dezembro, os Profissionais foram admitidos, sem seleção e com a anuência da Secretaria Municipal de Educação, pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM), numa espécie de terceirização dos Serviços Municipais no final do último mês de janeiro.

 

 

“Na prática retiraram os antigos contratados da folha de pagamento passando-os à condição de prestadores de serviços via a ABDESM. A meta é continuar com as indicações sem qualquer tipo de seleção e burlar a necessidade de um Concurso Público!”, classificou a vereadora Magda Alves. A Parlamentar defende a realização de um novo certame público em Garanhuns e já acionou o Ministério Público e o Tribunal de Contas nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário