Os sindicatos dos Comerciários (SINDEC) e do Comércio Varejista (Sindilojas) de Garanhuns ainda não chegaram a um consenso sobre a Convenção Coletiva dos trabalhadores do Comércio de Garanhuns.
Dentre as pautas que estão em discussão, está o valor do reajuste salarial da categoria para este ano, cuja data-base é 1º de março. De acordo com informações apuradas pelo Blog do Carlos Eugênio junto ao SINDEC/Garanhuns, o valor para este ano deve ficar em R$ 1.380,00.
Porém o valor do Salário não vem sendo o impasse para o fechamento da Convenção. É que de acordo com presidente do Sindicato dos Comerciários de Garanhuns, Adjamiro Lopes, o Sindlojas propôs que o Dia do Comerciário seja novamente comemorado em agosto, como foi em 2022 (relembre clicando AQUI), porém a classe trabalhadora não aceita. “O Comerciário não aceita esse feriado em agosto, porque é inverno. O Comerciário quer o feriado, como a Lei manda na terceira segunda-feira do mês de outubro e disso não abrimos mão”, alertou Lopes em entrevista ao repórter Luciano Andrade, da Rádio Jornal.
Ainda segundo Adjamiro, outros impasses relacionados a dispensa da ajuda de custo para quem trabalha aos domingos e feriados; a troca dos sábados de novembro e de dezembro de 2023 pelo Carnaval de 2024, e a abertura do comércio no dia 1º de maio (Dia do Trabalhador) também inviabilizam, até o momento, a concretização da Convenção Coletiva. “A visão social desse pessoal (classe patronal), com todo respeito, tem que passar por uma limpeza, pois é zero! Tudo que for em prejuízo do trabalhador é o que eles querem empurrar de goela abaixo aqui para a Convenção Coletiva e isso nós não aceitamos de jeito nenhum”, destacou Adjamiro Lopes. O Sindilojas, que tem o empresário Ivan Júnior como presidente, se pronunciou sobre o assunto. Clique AQUI para conferir .
Nenhum comentário:
Postar um comentário