quarta-feira, 22 de março de 2023

O significado da visita de Lula ao Palácio das Princesas

 


Do blog do Ssilvinho

O presidente Lula vai mesmo participar de um almoço com a governadora Raquel Lyra (PSDB) no Palácio do Campo das Princesas antes de participar do lançamento no PAA. O almoço que será oferecido por Raquel Lyra foi considerado por lideranças do PSB como questão protocolar. A mensagem foi transmitida pelo deputado estadual e presidente da legenda em Pernambuco, Sileno Guedes que disse que não se trata de forma nenhuma de força política da governadora. No almoço de Lula com Raquel, João Campos também estará presente, assim como Humberto Costa e Teresa Leitão.

No entanto, o que se comenta no mundo político é bem diferente. Raquel Lyra tem feito uma aproximação com o Governo Federal e a ida de Lula ao Palácio para ser recebido pela governadora antes de participar de um ato político com João Campos, já é uma demonstração de força política de Raquel. 

Afinal, em outras oportunidades em que esteve no estado ainda no seu primeiro mandato ou fora dele, Lula não foi recebido no Palácio pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos mas sempre frequentou a residência de aliados. Em caravana por Pernambuco no ano de 2017, Paulo Câmara participou de um jantar com Lula não no Palácio mas na residência de Renata Campos. Já como ex-presidente e depois do período em que passou preso em Curitiba, Lula participou de dois jantares oferecidos pelo governadora no Palácio.

A última vez que Lula esteve no Palácio como presidente sendo recebido pelo governador foi no ano de 2010, época de Eduardo Campos. Agora, o significado da visita do presidente a Pernambuco e sendo recebido por Raquel Lyra não é uma demonstração de aliança política, mas sim de uma boa convivência. Lyra não quer briga e nem quer embate com o Governo Federal, muito pelo contrário. Fará a medida do possível o máximo de convênios e alocação de recursos.

Hoje mesmo, um dia antes da visita de Lula, Raquel participa da entrega de 272 imóveis do Habitacional Canal do Jordão, em Jaboatão dos Guararapes. A cerimônia contará com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho. Durante o evento será lançado o Programa Morar Bem, que tem como meta beneficiar 50 mil famílias com moradias e estava parada desde o ano de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário