Prefeita de uma das principais cidades do Sertão pernambucano, a nova presidente da Amupe, Márcia Conrado, que é chefe do Executivo em Serra Talhada, falou, nesta terça-feira (15), sobre os primeiros setenta dias do Governo do Presidente Lula e as novas perspectivas para pauta municipalista. Na avaliação de Márcia, na nova gestão tem feito diversos acenos que sinalizam sua preocupação com as demandas de prefeitos e prefeitas de todo País, contribuindo pra formulação de um novo pacto federativo, agenda que há muitos anos é pleiteada pelos gestores municipais.
“O que vejo é um governo mais próximo dos prefeitos. Estive na reunião da Frente Nacional dos Prefeitos ontem e contamos com a participação de ministros e, no encerramento, do presidente Lula. Isso mostrar que o governo quer estar mais próximo dos municípios porque é nos municípios que estão os problemas e soluções. São 70 dias muito positivos, principalmente com pauta municipalista”, afirmou Márcia, em entrevista à Rádio Folha.
Com as sinalizações, a gestora acredita que pode ser um momento positivo para tirar do papel o Pacto Federativo. A prefeita contou que um conselho será criado com a participação de seis prefeitos e seis governadores para que os problemas que as cidades enfrentam com o desequilíbrio de obrigações e de repasses federais seja discutido. “Eu senti a firmeza que os municípios terão voz e vez nesse conselho”, comemorou.
A gestora também comentou pleito do Governo Federal sobre a doação de terrenos para construção de novos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Geralmente, os terrenos são empecilho e a possibilidade de estados e prefeitos doarem para a construção das unidades poderá contribuir com a diminuição do déficit habitacional no país. Ela também enfatizou o reajuste no valor da merenda escolar, que foi anunciado na semana passada, após seis anos com valores congelados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário