Do blog do Silvinho
A eleição municipal de 2024 vai conceder aos pernambucanos grandes disputas nos respectivos municípios. Não são joguinhos de times de várzea, mas verdadeiros clássicos. São aquelas que nós vamos viver a emoção de cada momento. Isto se deve ao fato de termos um forte candidato no campo governista, em sua maioria prefeitos e candidatos à reeleição, ou pelo fato de termos bons nomes no campo de oposição. A primeira cidade onde vamos acompanhar um verdadeiro clássico é Garanhuns. Por lá, o atual prefeito Sivaldo Albino (PSB) que vai em busca do seu segundo mandato, enfrentará o ex-prefeito Izaías Régis (PSDB). Sivaldo conquistou em 2020 uma vitória histórica quando todos acreditavam ser impossível sua vitória. Já Izaias, desde que se elegeu prefeito da cidade, ganhou todas às eleições que disputou em Garanhuns é um nome fortíssimo da oposição.
Izaias não é um ex-prefeito qualquer. Ele se elegeu deputado estadual e se tornou líder do governo na Assembleia Legislativa o que dá ao mesmo uma forte visibilidade e presença no seu município. Por outro lado, Sivaldo sabe que não existe uma eleição ganha e tem feito o possível e o impossível para chegar no ano da eleição em condições de vencer seu histórico adversário. Na mesma região teremos uma disputa ferrenha de dois adversários políticos: Caruaru.
Lá, o atual prefeito Rodrigo Pinheiro tentará sua reeleição e terá como adversário seu padrinho de batismo e ex-deputado estadual José Queiroz. Pinheiro é novato na política e sonha em ser sagrado como "o candidato de Raquel Lyra" na cidade, já que é do PSDB (partido em que está filiado mas não se sabe se será por este que irá disputar) e é até o momento do grupo da governadora. No entanto, algumas pisadas de bola podem ter deixado Rodrigo em dúvida nesta questão. Recentemente, a governadora Raquel Lyra nomeou o empresário Tonynho Rodrigues para direção de marketing da Empetur. O gesto de Raquel com Tonynho foi visto por dois ângulos: o primeiro seria uma forma de fortalecer Rodrigo Pinheiro na disputa o segundo, que ela teria nomeado alguém que sequer é do grupo do prefeito. Entenda-se como quiser.
No Paulista, o atual prefeito Yves Ribeiro vai disputar à reeleição e enfrentará novamente o grupo do ex-prefeito Junior Matuto. No entanto, na cidade diversos nomes vem se colocando na disputa. Em 2020, Yves foi eleito no segundo turno derrotando o ex-secretário Padilha. Agora, é a hora de um julgamento do trabalho do atual prefeito. Outra cidade que promete ter uma disputa fortíssima é Igarassu. Por lá, o deputado estadual Mário Ricardo tem dito e deixado claro que pretende disputar contra a atual prefeita, Professora Elcione. Mário já administrou Igarassu e saiu de lá com uma excelente aprovação, tanto que foi eleito deputado estadual. Caso a disputa seja entre Mário e Elcione, Igarassu deve viver uma grande disputa eleitoral novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário