sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

A lacuna deixada por FBC no Senado Federal

 

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Por Edmar Lyra 

Na próxima terça-feira, se encerrará o mandato do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que ao longo de quarenta anos de vida pública desempenhou funções importantes na sua Petrolina, em Pernambuco e no Brasil, como prefeito, deputado estadual, deputado federal, secretário de estado, ministro e senador.

Ao longo deste período, o parlamentar ficou marcado por ser um trator para trabalhar. Serviu aos governos de Roberto Magalhães, Miguel Arraes e Eduardo Campos passando por importantes secretarias, serviu ao governo Dilma Rousseff como um grande ministro da Integração Nacional e exerceu com maestria a liderança dos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro no Senado Federal.

Nas eleições de 2022 tinha uma eleição líquida e certa para a Câmara dos Deputados, mas preferiu passar o bastão para Miguel, que disputou o governo de Pernambuco e para os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho, que foram reeleitos com expressivas votações. A partir da próxima quarta-feira, Fernando Bezerra Coelho não estará mais no Senado para defender os interesses de Pernambuco, seu tom conciliador e sua experiência como parlamentar, com grande qualificação técnica e política, farão muita falta na capital federal.

O próprio senador já disse que não deixará a política, pois não precisa de mandatos para atuar nela, seguirá a carreira de consultor na iniciativa privada, mas toda sua experiência e seu trânsito na capital federal certamente serão bastante procurados, uma vez que não será apenas um excelente consultor mas principalmente um grande conselheiro e conciliador nos momentos que Pernambuco e o Brasil precisarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário