sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Álvaro Porto se precipita e cria embaraço para Raquel Lyra


Por Ricardo Antunes – A oficialização do deputado Álvaro Porto (PSDB) como candidato a presidente da Assembleia Legislativa pode ter um efeito negativo para o Governo Raquel Lyra. O parlamentar não combinou direito o lançamento com a governadora, que é presidente estadual do PSDB. Assim, atraiu para a gestão uma articulação que não era desejada no momento.

O governo havia acabado de ter uma grande vitória na Alepe, aprovando nesta semana a reforma administrativa do Estado, após desatar alguns nós. A oficialização de uma candidatura a presidente cria, necessariamente, um palanque adversário, num parlamento onde o governo só elegeu diretamente três aliados no primeiro turno, enquanto uma oposição com PSB, PT e Solidariedade soma de cara 20 deputados.

Ou seja, Álvaro tocou a flauta e pode ter acordado a serpente da oposição. Resta ver como o governo tratará a questão. Raquel sinalizava que não queria intervir, embora saiba da necessidade de ter um aliado no comando do Legislativo para ajudar com a pauta do governo. Numa votação relativamente simples como a reforma administrativa, foram quase duas semanas gastas. Ou ela entra em campo ou corre risco de engessamento logo de cara.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário