quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Silvério cai da presidência da Fundarpe


EXCLUSIVO, Por Ricardo Antunes — Após as denúncias deste blog de que a esposa do secretário estadual de Cultura, Silvério Pessoa, estava despachando na Fundarpe, o auxiliar de Raquel Lyra deixou de acumular a presidência do órgão. A governadora nomeou Renata Duarte Borba como nova diretora-presidente da Fundarpe. A alteração foi publicada no Diário Oficial festa quarta-feira (18), discreta, entre outros tantos atos da chefe do Executivo estadual.

A cúpula do governo jamais passará o recibo, mas a situação de Silvério na Fundarpe tornou-se insustentável. Servidores relatavam o incômodo por ver sua esposa, a produtora cultural Karina Hoover, despachando na sala da presidência em diversas ocasiões. Além da inconveniência, se tratava de um grande choque de interesses, visto que Karina é empresária e tinha contratos com a Fundarpe, assim como sua irmã, Dani Hoover, esposa do músico e publicitário Lula Queiroga.

As irmãs são sócias administradoras de duas empresas distintas, mas ambas com o nome Luni. A mais famosa pertence a Dani e Lula, e faturou mais de R$ 1,5 milhão nos últimos 10 anos dos cofres públicos, via Fundarpe e Empetur. Já a Luni tocada por Karina recebeu R$ 183 mil nos últimos cinco anos.

O governo evitou responder a situação, para não absorver uma crise. A decisão de Raquel Lyra de colocar uma nova diretora-presidente, no entanto, confirma as denúncias feitas por este espaço. Não faria sentido Silvério perder a Fundarpe após menos de um mês acumulando a função, se não houvesse fatos relevantes. Mas isto você só lê por aqui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário