terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Prefeitos elogiam nova forma de diálogo com Governo do Estado

 


Do blog do Silvinho

A governadora Raquel Lyra (PSDB) encerrou ontem uma série de conversas com os prefeitos pernambucanos. Este primeiro encontro após sua posse mostra uma nova forma de diálogo entre a governadora e os gestores municipais. O Governo avaliou o encontro como positivo e os prefeitos também. Alguns, ouvidos pelo Blog, chegaram a comentar que se surpreenderam com o chamamento da tucana já neste primeiro momento tendo em vista que ela ainda está tomando pé da situação do estado. A aproximação de Raquel com os prefeitos diretamente mostram uma nova forma de relacionamento entre o Governo e os municípios.

Todos os prefeitos sejam de partidos de situação quanto partidos de oposição teceram elogios a iniciativa. Agora, passado o período de diálogo entre a governadora e os prefeitos é importante analisarmos o efeito que teremos nos municípios.

“Estamos ouvindo os prefeitos e prefeitas, mas, sobretudo, criando uma metodologia de trabalho que permita que tenhamos uma distância muito menor do Estado para com os municípios. E, sem sombra de dúvida, os temas de segurança hídrica, de acesso à água, o sistema de emprego, de infraestrutura das estradas, de segurança e de saúde, são temas que têm tocado a vida de todos os pernambucanos. Estamos construindo uma estratégia para elencar prioridades e podermos ser mais eficientes na atuação do Governo do Estado de Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

A tucana que encerrou no ano passado o mandato de prefeita de Caruaru sabe muito bem como é a vida e o dia a dia dos prefeitos e muitas vezes o Governo do Estado ficava a uma certa distância. O encontro aconteceu juntamente com a divulgação de um déficit deixado pela gestão anterior: 567 milhões e recursos livres em caixa somando R$ 395 milhões, dos quais R$ 303 milhões já estavam comprometidos.

Segundo o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, o resultado recebido carrega consequências. “O quadro apresentado gerará impacto no selo Capag, mas a gestão da governadora Raquel Lyra já está tomando as medidas necessárias para retomar o equilíbrio fiscal do Estado”. E é neste cenário que a tucana inicia o seu governo com a responsabilidade de colocar contas em dia e atender as demandas dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário