quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Janeiro Roxo: UPAE Garanhuns faz alerta sobre o combate à Hanseníase.


Anualmente, o mês de janeiro entra em destaque com um assunto de muita relevância, o Janeiro Roxo, como é conhecido, é uma campanha de prevenção à Hanseníase, oficializada pelo Ministério da Saúde e endossada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cujo principal objetivo é alertar sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce e a luta contra o preconceito.

Dados apontam que o Brasil concentra 90% dos casos detectados na América Latina e ocupa o 2º lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas da Índia. De acordo com último boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde entre os anos de 2016 e 2020, foram diagnosticados no Brasil 155.359 casos novos de Hanseníase. 

O médico dermatologista da UPAE Garanhuns, Dr. Silvino Duarte, explica que “a doença normalmente se manifesta através de manchas brancas ou eritematosas na pele, com perda de sensibilidade na área afetada ou ainda dormência nas mãos e nos pés”. Hoje a Hanseníase é uma infecção totalmente curável, quando tratada da maneira correta, destaca o médico. 

UPAE Garanhuns conta com especialistas em dermatologia que podem ajudar no diagnóstico da doença. Além disso, o tratamento da Hanseníase é feito com medicamentos que são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), normalmente nos postos da Atenção Básica.

TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - UPAE GARANHUNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário