sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Primeira-secretaria da Alepe embola e aguarda aceno do Palácio

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Faltando pouco mais de dez dias para a posse dos novos deputados estaduais e consequentemente a eleição da mesa diretora da Alepe, o quadro da disputa pela primeira-secretaria permanece completamente embolado, mas com uma expectativa dos deputados se a governadora Raquel Lyra irá emitir algum sinal de fumaça para decidirem que caminho tomar.

A primeira-secretaria é o segundo cargo mais importante da Casa, tendo uma gestão compartilhada com a presidência. Ocupar a função confere muito poder e muito prestígio ao parlamentar, que precisa ter bom trânsito entre os pares e uma boa relação com o ocupante da presidência.

No páreo, estão os deputados Aglailson Victor (PSB), Gustavo Gouveia (Solidariedade) e Rodrigo Novaes (PSB), ainda pode haver um outro nome que estaria sendo avaliado para ser lançado numa condição de consenso com outras duas candidaturas, caso haja uma necessidade de entendimento.

O fato é que para a governadora não é interessante ter alguém que não tenha uma mínima relação com ela, alguns aliados de Raquel têm incentivado a Casa Civil a entrar no jogo para que haja uma sintonia fina entre o Palácio do Campo das Princesas, o presidente da Alepe e o primeiro-secretario, sobretudo nestes dois primeiros anos que serão determinantes para direcionar o êxito do governo.

Outros parlamentares mais independentes avaliam que a entrada do Palácio no jogo não terá mais condições de reverter, uma vez que ela teria demorado demais a agir. O fato é que todos os postulantes seguem com chances, e faltando poucos dias para a eleição da mesa, poderá acontecer tudo, inclusive nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário