quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

PP pode influenciar na disputa pela primeira-secretaria da Alepe

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Segunda maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco com oito parlamentares, o PP, que é presidido pelo deputado federal Eduardo da Fonte, poderá ser determinante na escolha do primeiro-secretário, cuja disputa possui os deputados Aglailson Victor, Claudiano Filho, Francismar Pontes, Gustavo Gouveia e Rodrigo Novaes.

Segundo contas preliminares, o deputado federal Eduardo da Fonte teria influência sobre dez votos na Casa de Joaquim Nabuco. Além dos integrantes do partido e do deputado estadual Dannilo Godoy, um décimo parlamentar seguiria sua orientação.

Isso daria forte poder de negociação e consolidação para o nome que vier a vencer a primeira-secretaria, uma vez que tirando os dez votos sob a liderança do progressista, sobrariam apenas 39 votos, e nenhum postulante ao cargo de primeiro-secretário teria os 25 votos necessários para vencer a disputa. Portanto, o PP, que permanece com o deputado estadual Antonio Moraes na disputa pela presidência da Casa, poderá ter grande poder de negociação na definição da mesa.

Diante do exposto, um parlamentar em reserva contesta a versão de que Alvaro Porto já estaria consolidado, e que até a próxima quarta-feira não só a disputa pela primeira-secretaria poderá ser resolvida pelo PP como até mesmo uma reviravolta na disputa pela presidência, algo até então pouco considerado devido ao sentimento de favoritismo do tucano na disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário