segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

“Lira sem rótulos”, DVD traz maturidade artística do cantor pernambucano

  

Projeto audiovisual é um marco e celebra os últimos dois anos da carreira artística de Rafa Lira. DVD está disponível no Youtube (www.youtube.com/RafaLira) e “dá uma real visão de quem é Lira hoje”, segundo o próprio artista

 


Um dos atuais nomes da cena musical pernambucana, o cantor e compositor Lira entrega ao público seu mais novo trabalho, o DVD “Lira sem rótulos”. Marco na carreira artística de Rafa Lira, o projeto audiovisual celebra os últimos dois anos da sua carreira artística, período em que passou a experimentar com mais intensidade uma mistura da música eletrônica com a brasileira, além dele próprio passar a produzir musicalmente suas canções. Para quem quiser assisti-lo, o DVD encontra-se disponível no Youtube (www.youtube.com/RafaLira).

 

Nas palavras do artista, “este DVD dá uma real visão de quem é Lira hoje”A produção musical foi assinada por ele mesmo com a proposta de destacar o diferencial do seu show, desde a formação no palco ao jeito que executa as canções, numa forma de trazer um novo ar para a música pernambucana.

 

Nos últimos dois anos, Lira vivenciou uma série de destaques importantes na carreira. Passou a produzir suas músicas num home studio que montou na própria casa, e, a partir daí, lançou vários singles de sucesso no Spotify, como Quebra (em parceria com Taiguara Borges) e Diário (remake com a participação de Dayane Henrique), entre outros. Também realizou dezenas de apresentações em várias regiões de Pernambuco e Nordeste, dentre elas uma participação memorável na gravação do DVD do Conde Só Brega, durante o 30º Festival de Inverno de Garanhuns, para uma plateia formada por mais de 70 mil pessoas.

 

O feedback por parte do público tem sido além das melhores expectativas, com uma real valorização, em vários níveis, do seu trabalho como artista. “Neste DVD optei por fazer uma coisa mais focada na parte musical, e acredito que tenha sido o grande diferencial que chamou a atenção por onde a gente passou. Algo no sentido da inovação da formação da banda, dos timbres, temas abordados e das misturas. Por isso escolhi fazer um trabalho audiovisual que destacasse todas essas coisas”, explica Lira.

 

Segundo o artista, “Lira sem rótulos” é um marco que celebra o novo patamar artístico alcançado, e foi pensado para brindar o público que acompanha há anos seu trabalho como músico. “A maneira que decidi foi selecionando as músicas que a galera mais gosta e escuta. Além disso, quero poder chegar nas pessoas que ainda não mataram a curiosidade sobre como funciona meu show no sentido das inovações de formação de banda e de proposta musical. Para isso nada melhor que um material audiovisual de qualidade para a galera ver, escutar e entender a proposta do meu som”, ressalta o cantor.

 

O DVD conta com seis faixas e cada uma apresenta um pot-pourri com uma mistura de todos os ritmos que Lira leva aos palcos durante os shows: reggaeton, merengue, axé, afoxé, samba, lambada, arroxa, swingueira, funk e com várias referências de ritmos e timbres eletrônicos tirados do R&B, pop, hip hop, black music e soul music, entre outros.

 

Além de canções autorais, como o sucesso “Quebra”, Lira interpreta outras músicas como “Deixa Acontecer“, “Vai Malandra“, “Várias Queixas“, “Me Adora“, “Bixinho“, “Frevo Mulher“ e “Morena Tropicana“, entre outras.

 

Na formação do conjunto que o acompanha, um dos destaques que chamam a atenção do público, Lira leva ao palco parceiros de longa data na sua trajetória com a música: A percussionista Milla Bigio, que se apresenta ao lado dele, em vários projetos, há dez anos; Matheus Menezes, na guitarra, que dividiu com Lira os palcos com a banda Ciranda de Maluco e já tocou na Iupi; e Magno Brito, no baixo, músico que acompanhou recentemente artistas como Gilberto Gil e Nando Reis em turnês nacionais.

 

As gravações foram realizadas em outubro de 2022, no Casona Estúdio. O DVD é uma realização da On Produções, com produção, direção musical e arranjos assinados por Rafa Lira, que também é responsável pelos beats, programações, teclado, violão e cavaquinho na apresentação. A produção executiva é de Paulinho Chagas, e produção de palco de Luann Henrique. A direção, montagem e finalização é do Estudio Orra, e a identidade visual de Rafa D'Oliveira. A captação, mixagem e masterização foi feita por Léo Morais, a iluminação por Aloisio e o figurino por Danilo Melo.

 

Serviço:

DVD “Lira sem rótulos”

Assista agora: https://youtu.be/MNmbe_L28aY

 

Instagram de Rafa Lira: www.instagram.com/rafaliraoficial 

Canal no Youtube de Rafa Lira: www.youtube.com/RafaLira

 

--
Marcus Iglesias
Jornalista/Produtor
(81) 96567265 (TIM e Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário