terça-feira, 31 de janeiro de 2023

MAIS UMA VITIMA DO PREFEITO SIVALDO ALBINO: Dr. Ulisses Pereira tem Contrato rescindido pelo Governo Sivaldo Albino. Médico realizava Certificação de Óbitos Domiciliares em Garanhuns desde 2010

 Do Blog do Carlos Eugênio

 

O Blog do Carlos Eugênio apurou que após doze anos de serviços prestados ao município de Garanhuns como Médico da Vigilância ao Óbito, o Médico Ulisses Pereira teve o seu vínculo contratual rescindido pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira, dia 30. O Médico atuava na certificação/declaração de óbitos domiciliares em Garanhuns desde 2010.

 

 

O Serviço, que já beneficiou centenas de garanhuenses, evita que as famílias de falecidos, sobretudo de pacientes acamados, idosos ou de qualquer idade, mas assistidos, com identificação e quando não há dúvidas sobre a morte ou a não-violência, tivessem que pagar pelo deslocamento de um Médico Particular para realizar o serviço ou levar o falecido para o IML em Caruaru, gerando gastos e diversos transtornos para os familiares, já fragilizados pela perda do ente querido. Atualmente, o Hospital Regional Dom Moura só atesta o óbito daqueles Cidadãos atendidos com vida e que falecem naquela Unidade.  

 

 

“O desligamento me desobriga de certificar ou declarar óbitos domiciliares no âmbito desse Município, exceto os ocorridos na área da USF Boa Vista III, não excluindo minha atividade voluntária ou em caráter particular, para qualquer outra área, localidade, a contar de 01/02/2023. Agradeço especialmente a Edilza e Sandra, que estiveram comigo desde 2010, num trabalho, que além da relevância social, pois aqui (em Garanhuns) não há Serviço de Verificação de Óbito (SVO), levou Garanhuns a ser o Município com menores números de óbitos de causas desconhecidas”, ressaltou o Dr. Ulisses Pereira, em contato com o Blog.

 

 

“Imagine os centenas de casos que evitamos o encaminhamento ao SVO Caruaru (IML em Caruaru), onde não há prioridade para liberação e esclarecimento. Voltariam depois de dias, com causa desconhecida! Por aqui, o sofrimento das famílias, as despesas de translado e a tristeza”, complementou o Profissional de Medicina, que recebia mensalmente pelo serviço, um valor líquido de R$ 2.954,10 e que realizava as visitas em seu veículo próprio, contando apenas com duas auxiliares, uma Enfermeira e uma Técnica de Enfermagem.

 

 

A POSIÇÃO DO GOVERNO SIVALDO ALBINO – Ouvida pelo Blog do Carlos Eugênio, a Secretaria de Saúde de Garanhuns se pronunciou sobre o assunto e justificou que a demissão do Médico Ulisses Pereira teve o intuito de “propor a reformulação do serviço de Vigilância ao Óbito e reorganização dos fluxos de trabalho”. Sem adiantar como ficará a dinâmica dos atendimentos a partir de 1º de fevereiro, a Secretaria destacou apenas que o serviço “não sofrerá nenhum tipo de descontinuidade, não acarretando assim em prejuízos para a população”.

 

 

Questionada pelo fato de que o Médico teve o contrato rescindido após cumprir apenas o primeiro dos doze meses previstos no vínculo, a Pasta registrou que as cláusulas do contrato firmado entre a Secretaria e o Profissional, consta que a rescisão ‘poderá ser de forma unilateral ou de forma consensual, e será efetuada pela autoridade responsável pela contratação”. Vale registrar que Ulisses Pereira segue com vínculo no Município como Médico responsável pela UBS  Boa Vista III.

 

 

MOTIVAÇÃO POLÍTICA – O desligamento do Médico Ulisses Pereira, após 12 anos de serviços prestados à população, vem repercutindo negativamente junto à sociedade garanhuense e foi classificado por correntes contrárias ao modelo de gestão do Prefeito Sivaldo Albino (PSB), como um “ato de perseguição política”.

 

 

É que especula-se que o fato de Ulisses Pereira, que é presidente do Lions Club de Garanhuns, ter coordenado uma ação de limpeza numa Praça da Cidade no último sábado, dia 28 (relembre clicando AQUI), tornando clara uma das deficiências da Prefeitura, teria aborrecido o Prefeito, que usando do “poder da caneta”, determinou o cancelamento do contrato do Médico.

 

A versão, cujo caráter é especulativo, não foi confirmada pelo Médico. Questionado pelo Blog do Carlos Eugênio se existia algum fato externo ao serviço, que teria contribuído para a demissão do Profissional, o Governo Sivaldo Albino, através da Secretaria de Saúde, se resumiu em registrar que o desligamento do Profissional de Medicina foi motivado pela necessidade da “reformulação do serviço e reorganização dos fluxos de trabalho”. O Blog segue a disposição dos Agentes Públicos citados direta ou indiretamente para publicar as suas versões sobre os fatos registrados nesta reportagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário