sábado, 28 de janeiro de 2023

Gustavo Gouveia também se consolida na Alepe

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

A semana foi marcada por uma série de articulações com vistas à disputa pela mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O deputado Alvaro Porto (PSDB) tinha uma prevalência na disputa contra seus principais adversários, mas os últimos dias serviram para dissipar qualquer dúvida de que ele será o presidente da Casa de Joaquim Nabuco na próxima quarta-feira, quando serão empossados os deputados estaduais e será realizada em seguida a eleição.

Ele não foi o único a encaminhar a vitória, a semana foi igualmente produtiva para o deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), que recebeu diversas demonstrações de apoio, inclusive entre parlamentares que estavam inclinados pela candidatura do deputado Aglailson Victor (PSB). A declaração de apoio de dez parlamentares socialistas ao deputado do Solidariedade foi vista como a gota d’água para consolidar sua provável vitória.

Sua chegada na reta final como favorito é, indiscutivelmente, uma prova inequívoca da força do grupo liderado pelo prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, que por duas eleições deu expressivas votações a Gustavo e que agora chegam ao ápice estadual de sua capacidade de articulação política ao comandar o cofre da Alepe.

Vale ressaltar um ator importante também nesta construção, o deputado Rodrigo Novaes (PSB) que foi um dos idealizadores do projeto que consolidou Alvaro Porto para a presidência e teve papel determinante no encaminhamento de Gustavo Gouveia na primeira-secretaria, quando abdicou da disputa em prol da unidade em torno do colega parlamentar.

Nos próximos dias, as articulações ficarão em relação aos outros cinco cargos da mesa diretora, bem como as outras sete suplências. Por não haver nenhum tipo de incremento financeiro na estrutura do parlamentar que ocupa o posto, eles não deverão ser motivo de muita disputa e haverá a construção do consenso levando em conta a proporcionalidade das bancadas para cada função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário