quinta-feira, 6 de julho de 2023

Ninho tucano em 2024

 

Foto: Reprodução

Por Edmar Lyra

A vitória da governadora Raquel Lyra em 2022 possibilitou a chegada de novas lideranças para o partido nos próximos meses, tanto de prefeitos que tentarão a reeleição quanto de deputados estaduais eleitos por legendas que não atingiram a cláusula de barreira. O partido, que na época de Sérgio Guerra chegou a ter cinco deputados estaduais e três deputados federais, e que chegou pela primeira vez ao governo de Pernambuco, vive seu melhor momento no estado.

Vários prefeitos já iniciaram tratativas com o PSDB, além de três deputados estaduais que integram partidos que não atingiram a cláusula de barreira, com isso a legenda dobrará sua bancada na Alepe antes mesmo de 2026. Esse movimento reforça a perspectiva que o governo Raquel Lyra tem gerado na classe política.

Não é um movimento novo, isso geralmente acontece em virada de ciclo, pois o executivo exerce uma força centrípeta em relação aos integrantes do legislativo e também no tocante aos prefeitos, que gostam de usar o mesmo número do partido que está no comando do governo.

Ainda presidente estadual do PSDB, Raquel Lyra deverá delegar a algum aliado a formatação do partido, que tem todas as condições de sair extremamente fortalecido das urnas em 2024. Nos bastidores, vários parlamentares já admitem a ida para o ninho tucano, os de partidos que não têm presença no Congresso Nacional, a situação está cristalizada, já os de outras legendas, esperarão para a janela de abril de 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário