
Município do Litoral Sul terá três dias de programação gratuita, reunindo artistas nacionais e locais com aumento no fluxo turístico
São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado, se prepara para receber, neste fim de semana, a edição de verão do Festival Pernambuco Meu País com 95,75% de ocupação da rede hoteleira. A iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), marca a entrada definitiva da cidade no roteiro do verão pernambucano, consolidando São José da Coroa Grande como um destino que oferece ao turista uma experiência que une cultura, praias de águas cristalinas e um lugar perfeito para quem deseja descansar.
A programação gratuita acontece entre os dias 16 e 18 de janeiro, reunindo grandes nomes nacionais e locais. “Estamos colocando São José da Coroa Grande no radar dos grandes eventos culturais de Pernambuco. Quando você oferece ao turista a possibilidade de desfrutar de belas praias durante o dia e shows de grandes artistas à noite, você cria uma experiência completa que poucos destinos no Brasil oferecem. Isso fortalece não só o município, mas toda a região”, afirmou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
Com a inclusão de São José da Coroa Grande no circuito do Festival Pernambuco Meu País, o Governo do Estado fortalece a estratégia de diversificação dos destinos turísticos de Pernambuco, impactando diretamente cadeias produtivas como turismo, comércio, serviços, hospedagem, gerando renda e empregos, além de valorizar a região e estimular a economia criativa.
Os resultados das edições anteriores do Festival Pernambuco Meu País comprovaram o potencial do evento como importante indutor do turismo no Estado. De acordo com o Setor de Estudos e Pesquisas da Empetur, as edições realizadas no mês de dezembro, em Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, registraram média superior a 90% de ocupação hoteleira, com permanência média entre 2,5 e 3 dias, refletindo o impacto positivo do festival na movimentação turística, na ampliação do fluxo de visitantes e na dinamização da economia local.
“O Festival Pernambuco Meu País é um exemplo de trabalho coletivo e integrado do Governo do Estado. É um evento multicultural com artistas nacionais e locais que movimentam a economia, gera emprego e renda, beneficiando os turistas, o povo de São José da Coroa Grande e das cidades vizinhas. Apresentamos, ao mesmo tempo, nossas belezas naturais e culturais aos visitantes, que já contam com as políticas públicas conjuntas de infraestrutura e segurança pública”, destacou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.
Para esta edição do evento no Litoral Sul, a expectativa do setor turístico local é de que o evento impulsione significativamente a economia de São José da Coroa Grande, atraindo visitantes não apenas da Região Metropolitana do Recife, mas também de municípios vizinhos, como Ipojuca e Tamandaré, ampliando a circulação turística no Litoral Sul.
Enquanto os destinos vizinhos estão agitados pela alta temporada, São José da Coroa Grande se posiciona como uma alternativa estratégica no roteiro de verão do estado, sendo uma opção perfeita para o turista que deseja aproveitar e relaxar. Localizado a 107 km do Aeroporto Internacional do Recife e 70 km de Porto de Galinhas, o município oferece infraestrutura turística crescente aliada à tranquilidade que falta aos destinos mais movimentados.
ROTEIRO TURÍSTICO – Com uma extensão de mais de 3km de piscinas naturais, a cidade de São José da Coroa Grande recebe esse nome inspirado nas coroas que aparecem nas marés baixas nos bancos de areia entre a beira-mar e os corais. O município apresenta três praias principais: Várzea do Una, Gravatá e Coroa Grande, que é a praia central. As piscinas naturais, localizadas a apenas 1 km da costa, são acessíveis por barcos ou até mesmo a pé quando a maré está baixa.
Durante o dia, o passeio de catamarã permite conhecer o melhor das piscinas naturais, oferecendo ao turista a experiência de mergulho com máscara de snorkel nas águas cristalinas, além de testemunhar a diversidade da vida marinha e a variedade de arrecifes. A vilarejo de Várzea do Una, às margens do rio homônimo e cercada por manguezais, oferece passeios de barco e canoa, além de abrigar o Museu do Una, que preserva a história local com acervo de fósseis, conchas, objetos de pesca e artesanato. A Praia do Gravatá destaca-se pela areia clara e mar calmo.
Ao anoitecer, os visitantes poderão aproveitar o Festival Pernambuco Meu País, na Praça Constantino Gomes, localizada no coração da cidade, em frente à Igreja Matriz de São José. A programação do final de semana conta com grandes nomes como Nena Queiroga, José Augusto, Alexandre Pires e Ferrugem. O público também poderá conferir apresentações de grupos como o Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos e O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, uma das principais atrações do evento. Nos três dias, a discotecagem nos intervalos será contada pelos artistas DJ Bobe, DJ Baloo e DJ Salvador, respectivamente.
Programação Pernambuco Meu País Verão – São José da Coroa Grande:
16/01 – Sexta-feira
18h – Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos
19h – PV Calado
20h30 – Nena Queiroga
22h20 – O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença
00h30 – José Augusto
DJ Bobe nos intervalos
17/01 – Sábado
18h – Maracatu Nação Camaleão
19h – Juárez
20h30 – Nathália Calasans
22h30 – Zezo
00h30 – Timbalada
DJ Baloo nos intervalos
18/01 – Domingo
18h – Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos
19h – Helena Cristina
20h30 – Grupo Revelação
22h30 – Alexandre Pires
00h30 – Ferrugem
DJ Salvador nos intervalos
Nenhum comentário:
Postar um comentário