terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Amupe chega a consenso e terá rodízio entre Márcia Conrado e Marcelo Gouveia

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

O deputado estadual José Patriota, na condição de prefeito de Afogados da Ingazeira e importante articulador do PSB, foi alçado à condição de presidente da Amupe por onde passou um longo tempo, inclusive a partir de 2021, quando deixou de ser prefeito e ainda assim foi mantido na presidência da instituição.

Nas eleições deste ano, os prefeitos e ex-prefeitos pernambucanos irão escolher aquele que representará os municípios pelos próximos dois anos. O pleito ocorre no dia 27 deste mês, até ontem havia uma expectativa de bate-chapa, porém com uma articulação liderada por José Patriota, houve um consenso em torno da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), que presidirá a instituição durante o ano de 2023, enquanto o prefeito Marcelo Gouveia (PSD), de Paudalho, será o presidente em 2024, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), abdicou de sua candidatura em prol da unidade.

Presidir a Amupe confere muita capilaridade política entre os 184 municípios pernambucanos, pois cabe ao detentor da função a articulação conjunta de diversas ações junto aos governos estadual e federal, o que possibilita muito prestígio ao presidente, e após a própria ascensão de José Patriota a uma cadeira na Alepe, muitos acreditam que o próximo ocupante da presidência poderá ampliar seu raio de atuação e ganhar protagonismo na política estadual. Agora caberá a Márcia, em 2024, a Marcelo, a manutenção da força e da capilaridade da Amupe em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário