sábado, 25 de fevereiro de 2023

Nota emitida pela AVIPE na semana passada já alertava os criadores para riscos da gripe aviária no estado

 

Foto: Divulgação

No último dia 15 de Fevereiro, a Associação Avícola de Pernambuco já havia se manifestado em nota oficial sobre a pauta. Após a nota, a deputada estadual Débora Almeida também manifestou sua preocupação com a possibilidade da Influenza Aviária se instalar no Estado. Somando-se à publicações em diversos veículos digitais da imprensa pernambucana na tarde desta quinta-feira (23) e emitidas pelo gabinete da Deputada estadual Débora Almeida (PSDB), referindo-se a iminência de uma grave doença contagiosa que acomete aves silvestres e domésticas, com casos já constatados em alguns países da América do Sul, a Associação Avícola de Pernambuco que representa os criadores, também já demonstrava preocupação com o tema, manifestada em uma nota de alerta emitida na semana anterior, recomendando às granjas a necessidade urgente de se barrar a ameaça sanitária no estado.

Na nota assinada pelo Presidente da AVIPE, Giuliano Malta, a entidade se refere à “confirmação de surto da gripe aviária em vários países da América do Sul, a exemplo da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela, entre outros dos quais muitos fazem fronteira com o Brasil, situação nunca antes ocorrida…”. O texto também faz recomendações aos procedimentos de segurança que devem ser observados pelos criadores.

LEIA A NOTA DA AVIPE NA ÍNTEGRA, ABAIXO:
O vírus pode causar a morte súbita das aves, chegando a atingir 80% da criação. Em caso de mortes muito rápidas, as aves sequer apresentam sintomas da doença que são tosses, espirros e muco nasal, inchaço da crista e barbela, edema nas articulações, falta de coordenação motora – em razão da ação da doença sobre o sistema nervoso -, além de diarreia e desidratação.

DÉBORA ALMEIDA SE PRONUNCIA SOBRE A GRIPE AVIÁRIA:


Débora Almeida se reunirá mais uma vez com os representantes do setor aviário do estado, desta vez para traçar metas que possam nortear as ações preventivas. Para a parlamentar, que é líder da bancada tucana e representa o agro na ALEPE com atenção para os pequenos, médios e grandes produtores. Nas suas mídias sociais, Débora declarou: “Estamos em alerta após os caso de gripe aviária de alta patogenicidade na Argentina. Essa variante representa um risco enorme para a produção de proteína animal, inclusive a pernambucana.” A Deputada tem sua trajetória profissional vivenciada também no setor avícola, tendo governado por dois mandatos São Bento do Una, município do Agreste conhecido como maior produtor de aves do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário