quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Projeto Paulo Freire vai à Escola passará por 12 escolas públicas do Recife, promovendo educação através do teatro

 Projeto, que será conduzido pelos  jornalista, ator e educador Jr. Aguiar, é fruto de edital do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife e será lançado com duas lives, dias 09 e 10 de fevereiro, no perfil @jr.aguiar.ator, no Instagram


Foto: Rogério Alves

Paulo Freire vai à Escola
é o nome do projeto que irá percorrer doze escolas públicas do Recife, entre os meses de fevereiro a abril, promovendo um conjunto de atividades formativas e artísticas, incluindo o espetáculo teatral Paideia-Pedagogia da Libertação, sobre a vida e a obra de Freire, escrita por Jr. Aguiar, que encena a peça junto ao lado do ator Daniel Barros. A proposta foi selecionada pelo Edital de Projetos EUA- Brasil, do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, fruto de sua política de incentivo à projetos que “fortalecem os laços entre os Estados Unidos e o Brasil, por meio de programas acadêmicos, culturais, educacionais e de intercâmbio”. O projeto Paulo Freire vai à escola destaca, dentre os acontecimentos da vida do pedagogo, sua vida e suas relações durante exílio nos Estados Unidos.


“Tomamos as comemorações dos 100 anos de Paulo Freire como motivação para que os alunos reflitam sobre a importância de seu legado e de seu exemplo na construção de nossa sociedade, o que mostra como o conhecimento pode nos fazer superar desafios que pareciam impossíveis de realizar. Oferecemos arte para o deleite da comunidade como método de comunicação, ensino, aprendizagem e compartilhamento de valores sociais”, coloca Jr. Aguiar.


O lançamento do projeto ocorre em duas lives, nesta quinta (9) e sexta (10), às 19h, no perfil de Jr. Aguiar, no Instagram (@jr.aguiar.ator). O primeiro convidado será Jeffrey Lodermeier, Cônsul de Diplomacia Pública do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. O tema da conversa é o edital lançado anualmente pelo Consulado, para financiamento de projetos de cultura, educação e imprensa. As propostas devem promover valores, normas compartilhadas e abordagens políticas dos EUA sobre questões de interesse mútuo para ambos os países, como, instituições democráticas, transparência, responsabilidade, diversidade, inclusão social e direitos humanos.


No segundo dia, a live contará com a participação da professora da UFRPE e ex-aluna de Paulo Freire, Maria Marly de Oliveira. O objetivo do encontro será refletir sobre a atualidade de Paulo Freire, neste momento em que o mundo que o conheceu celebra seu centenário, e sua influência na formação de professores e de planos pedagógicos. Uma outra live está sendo agendada para início de março, quando um professor de uma das escolas visitadas será convidado para falar sobre a experiência do projeto.


O projeto compreende três atividades, em cada uma das escolas por onde passar. A primeira etapa é formativa. O  jornalista, ator e educador Jr. Aguiar ministrará palestra com os professores sobre a biografia e as ideias centrais de Paulo Freire. A palestra sobre Paulo Freire é importante para professores de escolas públicas porque ele é considerado um dos maiores pensadores e pedagogos da atualidade e sua teoria é amplamente aplicada no ensino. Seus métodos de ensino baseiam-se na participação ativa dos alunos e na valorização da sua experiência e conhecimento. Além disso, ele defende a educação como um meio de libertação e empoderamento, o que é especialmente relevante para professores em escolas públicas, onde muitas vezes há desigualdades sociais e econômicas a serem superadas. Conhecer a obra de Paulo Freire pode ajudar os professores a tornar o ensino mais significativo e eficaz para seus alunos.


Em paralelo ao trabalho com os professores, a escola visitada terá uma atividade da equipe do projeto sendo realizada com seus alunos, pelo ator Daniel Barros. Trata-se de uma oficina sobre como aplicar os princípios da democracia no ambiente escolar e comunitário, a partir do pensamento de Freire mas também de Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido.


Ensinar sobre o teatro de Augusto Boal e seu Teatro do Oprimido é importante para estudantes de escolas públicas porque ele fornece uma abordagem única e inovadora sobre a arte teatral, que se concentra na libertação e na transformação social. O Teatro do Oprimido é uma forma de teatro participativo, onde os atores e o público trabalham juntos para explorar questões sociais e políticas de forma criativa e lúdica. Isso pode ajudar os estudantes a desenvolver habilidades de pensamento crítico, criatividade e expressão, bem como a compreender melhor questões sociais e políticas e a encontrar formas de agir para mudá-las. Além disso, o Teatro do Oprimido pode ser uma ferramenta poderosa para a promoção da igualdade e da justiça social, especialmente em escolas públicas, onde muitos estudantes enfrentam desafios sociais e econômicos.


Ao final, cada escola visitada pelo projeto receberá doação de livros do pensador pedagogo para compor suas bibliotecas. A expectativa é que o projeto atinja em torno mais de 2 mil alunos da rede pública de ensino, seja em sua etapa formativa e também artística, quanto durante os espetáculos gratuitos.  


No dia 8 de março, no Teatro Barreto Júnior, já está agendada uma apresentação especial do projeto Paulo Freire vai à Escola, aberta ao público, com a presença de membros do Consulado dos EUA, da Secretaria de Educação do Estado e convidados especiais. 


“Nosso objetivo é criar uma oportunidade para que alunos e professores do ensino médio conheçam e discutam Paulo Freire, sua vida no contexto histórico brasileiro do século XX e o estudo de seus livros que nos permitam pensar conceitos centrais dos processos educativos, que envolvem aprender e ensinar, como prática de libertação. O projeto possibilita uma aproximação do método e perspectiva freiriana às práticas pedagógicas atuais, para enfrentar os enormes desafios enfrentados por professores e alunos em sua trajetória permanente de formação humana e profissional. O conjunto de ações propostas visa ampliar a percepção do aluno sobre sua condição de vida e a importância da conscientização do seu papel de cidadão que possibilita intervir e mudar a sociedade”, conclui o ator. 


CONFIRA A AGENDA DO PROJETO PAULO FREIRE VAI À ESCOLA



09/02 - Live com Consulado dos EUA no Recife no perfil de Jr. Aguiar (@jr.aguiar.ator)

10/02 - Live com professor da Universidade Rural de Pernambuco 


13/02 - Escola Porto Digital (Bairro do Recife)

15/02 - Escola Municipal Rodolfo Aureliano (Várzea)

27/02 - Escola Técnica Cícero Dias (Boa Viagem)

28/02 - Escola Governador Barbosa Lima (Graças)

02/03 - ETE Ginásio Pernambucano (Santo Amaro)

03/03 - Erem Candido Duarte (Apipucos)

08/03 - Espetáculo gratuito no Teatro Barreto Junior

13/03 - Escola de Aplicação do Recife (Várzea)

23/03 - Erem Ginásio Pernambucano (Santo Amaro)




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Michelle de Assumpção
Jornalista
Assessoria de Imprensa Secult-PE l Fundarpe
(81) 95445859

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