quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Exposição sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco chega à cidade de Cortês

 A exposição “Pare, olhe, escute: Os caminhos do patrimônio ferroviário de Pernambuco” entra em cartaz, a partir desta quinta-feira (9), na Estação Ferroviária

 

Foto_Felipe Bessa_Secult-PE

Capitaneada pelo Museu do Trem do Recife/Estação Capiba, a exposição “Pare, olhe, escute: Os caminhos do patrimônio ferroviário de Pernambuco” entra em cartaz, a partir desta quinta-feira (9), na Estação Ferroviária de Cortês, localizada na Mata Sul. A mostra, que segue em cartaz até o dia 7 de março, busca apresentar um pouco da história do transporte sobre trilhos que modificou paisagens e vidas no Estado, ampliando o acesso de pessoas e mercadorias no transito em diferentes rotas entre o litoral e o sertão.

 

No local, os visitantes encontrarão um mapa das rotas sobre trilhos em Pernambuco, uma detalhada linha do tempo da implantação e adaptação dos elementos do patrimônio ferroviário no Estado, vídeos depoimentos de ex-funcionários, usuários e admiradores dos trens, além de peças originais de antigas locomotivas e vagões de passageiros, como bancos, relógios, sinos e lanternas. Todas as peças fazem parte do acervo permanente do Museu do Trem do Recife.

 

ABERTURA - A inauguração da mostra será nesta quinta-feira (9), mesma data em que se comemora o Dia do Frevo e os 165 anos de abertura ao tráfego público da primeira ferrovia de Pernambuco. O evento de abertura, que começa às 10h, contará com a apresentação do Balé Popular do Serviço de Convivência da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Cortês, em ritmo de frevo. Um grupo de capoeira de Cortês também vai se apresentar.

 

A exposição conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cortês e ficará aberta ao público de 9 de fevereiro a 7 de março de 2023, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

 

ITINERANTE - A exposição foi desenvolvida pelo Museu do Trem, com o apoio da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, em 2022, e iniciou seu percurso na 22ª Fenearte, no Centro de Convenções; depois, seguiu para o 30º FIG; para a estação ferroviária do Cabo, durante a 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco e, mais recentemente, para a estação ferroviária de Paudalho.

 

Agora, a exposição volta a circular e abre sua programação de 2023 na cidade de Cortês. Até a década de 1960, o município foi ponto final de um dos ramais da malha ferroviária de Pernambuco. Após a desativação da ferrovia em 1967, a estação foi adquirida pelo município. Recentemente recuperada pela Prefeitura, é hoje a Estação Ferroviária Tabelião Luís Valença Borba, cartão-postal da cidade, onde são oferecidos alguns serviços à população. Mesmo depois de tantos anos da desativação do serviço ferroviário no município, a memória ferroviária está bastante viva na região.

  

--

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3092

Nenhum comentário:

Postar um comentário