terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

O Deputado Federal do Prefeito Sivaldo Albino, Felipe Carreras estaria estressado com chance de perder o mandato, dizem aliados




Por Ricardo Antunes — Parece que nem o sucesso de público do Olinda Beer serviu para acalmar o deputado federal Felipe Carreras (PSB). Amigos do socialista relatam que o mesmo anda preocupado com a hipótese de perder o mandato, revelada após matéria do jornal Estado de São Paulo, na semana passada. É que um parecer do procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pode alterar parte da composição da Câmara Federal, caso seja aceito.

Aras solicitou a derrubada de uma regra eleitoral, presente na Constituição Federal, que trata da distribuição das vagas restantes das eleições proporcionais – as chamadas “sobras”. Sob o argumento de “defesa da representação das minorias partidárias”, o procurador-geral entende que é preciso mexer na reforma eleitoral de 2021, que determinou que as sobras só podem ser preenchidas por partidos ou federações que tenham alcançado 80% do quociente eleitoral. Ele defende a derrubada desse percentual, o que atinge em cheio Carreras.

Nas eleições de 2022, foram sete vagas as chamadas “sobras das sobras”, sendo que duas delas couberam ao PSB, uma delas justamente a sétima. Admitido o recálculo, o Podemos, que atingiu 78% do quociente eleitoral, ficaria com a sexta vaga, para o ex-deputado Ricardo Teobaldo. Isso faria com que a legenda socialista perdesse uma cadeira, que seria justamente a de Carreras.

O quociente eleitoral do ano passado para deputado federal em Pernambuco foi de 198 mil votos – número altíssimo e acima de todas as projeções dos presidentes partidários e atores políticos do estado. Muitos medalhões como Pedro Campos (PSB) e Maria Arraes (Solidariedade) tiveram votações aquém do esperado, e não conseguiram “bombar” as respectivas chapas. Caso perca de fato Carreras, o PSB ficará com quatro deputados federais, igualando PP e PL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário