quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Bivar deve ser único pernambucano na mesa diretora da Câmara

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Nesta quarta-feira os deputados federais eleitos serão empossados e logo em seguida escolherão os integrantes da mesa diretora. Na legislatura anterior, Pernambuco foi contemplado com André de Paula (PSD) na segunda vice-presidência, Marília Arraes (Solidariedade) na segunda-secretaria e Luciano Bivar (União Brasil) na primeira-secretaria.

Único pernambucano da mesa diretora a tentar a reeleição, Luciano Bivar foi indicado pelo União Brasil para continuar na primeira-secretaria da mesa diretora, que terá Arthur Lira (PP), com amplo favoritismo para ser reeleito. No acordo entre os partidos, as legendas de maior representatividade ficaram com as funções da mesa levando em conta a proporcionalidade.

Responsável por viabilizar a candidatura de Jair Bolsonaro em 2018 para a presidência da República pelo PSL, Luciano Bivar viu seu partido tomar uma proporção significativa ao eleger 52 deputados federais naquela eleição, depois patrocinou uma fusão com o Democratas que tornou-se União Brasil. Com a abertura das urnas, o partido elegeu 59 deputados federais, tornando-se a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados.

Nas eleições de 2022, Luciano Bivar reelegeu-se deputado federal e manteve-se no controle do partido. O que lhe credenciou para continuar à frente de uma importante função na Câmara dos Deputados. Ao longo dos anos, o pernambucano consolidou-se em Brasília como uma das principais lideranças nacionais, e por isso deverá ser mantido na função, que corresponde a um orçamento de mais de R$ 6 bilhões e confere ao seu ocupante grande prestígio na capital federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário