quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Reeleições de Lira e Pacheco fortalecem Planalto

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Os deputados federais e senadores foram às urnas ontem para escolherem os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os dois presidentes foram reconduzidos, primeiro a escolher o presidente, o Senado reelegeu Rodrigo Pacheco (PSD/MG) com 49 votos contra Rogério Marinho (PL/RN), que obteve 32 votos. Já a Câmara dos Deputados reconduziu Arthur Lira (PP/AL), que obteve 464 votos, atingindo a maior votação da história da Casa.

Políticos historicamente de centro-direita, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco serão grandes fiadores do governo Lula, que enfrenta um país completamente dividido e com grandes desafios pela frente na economia, no social, e no diálogo com a outra metade da sociedade cada vez mais hostil ao seu governo.

A força do Congresso Nacional vem se fazendo latente desde o governo Dilma Rousseff, uma vez que senadores e deputados atingiram um protagonismo muito grande com o orçamento impositivo, ficando cada vez menos dependentes do governo federal.

Apesar de ter figuras mais ao centro no comando do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto pulou grande fogueira com a reeleição de Rodrigo Pacheco no Senado Federal, pois uma eventual vitória de um adversário do PT seria muito difícil para a governabilidade. O resultado de 49 votos também garante a base no Senado, o que deixa Lula com maior tranquilidade para novos embates daqui por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário