sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Unanimidade garante legitimidade política a Alvaro e Gustavo

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Os deputados estaduais Alvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (Solidariedade) foram eleitos para a presidência e primeira-secretaria, respectivamente, da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Eles não tiveram adversários, mas surpreenderam quando conseguiram a totalidade dos votos para as duas principais funções da Casa de Joaquim Nabuco.

O episódio confere grande legitimidade política ao novo presidente da Alepe e o primeiro secretário, e traz também uma grande responsabilidade no trato diário com os pares. Já investidos nos cargos, Alvaro Porto e Gustavo Gouveia terão a incumbência de resgatar o funcionamento normal da Alepe, comprometido pela pandemia nos últimos três anos.

Aliado da governadora Raquel Lyra, Alvaro Porto será um presidente altivo, que respeitará a relação entre o legislativo e o executivo, mas quando for necessário, terá que fazer a defesa da Casa, pelo menos essa é a expectativa dos deputados estaduais. Gustavo Gouveia, por sua vez, fica com a incumbência de manter uma relação harmônica com o presidente e garantir o pleno funcionamento administrativo daquele poder.

A Alepe agora viverá um novo tempo sob nova direção, e poderá ser cada vez mais próxima da sociedade e capaz de ser a caixa de ressonância dos pernambucanos. Quanto mais próxima da população for, melhor será a situação dos parlamentares, que terão muitas condições de imprimir um ritmo de trabalho mais efetivo que os integrantes da legislatura anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário