Por Edmar Lyra
A bancada federal pernambucana é composta por 25 deputados, e chama atenção que a maioria dos parlamentares ostentam sobrenomes tradicionais da política estadual, alguns deles, parentes ou não, até têm o mesmo sobrenome a exemplo de Felipe Carreras e Clodoaldo Magalhães, ambos possuem o sobrenome Lyra, mas não são parentes da governadora Raquel Lyra. Apesar disso, os dois vêm de famílias tradicionais na política, Felipe teve o seu irmão, Augusto, que já foi vereador, enquanto Clodoaldo tem um irmão prefeito, Noé Magalhães, e seu pai Eudo, já foi prefeito e deputado estadual.
Nos herdeiros de Miguel Arraes, Pedro Campos, filho de Eduardo e irmão de João, e Maria Arraes, irmã de Marília, terão a responsabilidade de manter o legado da família, que teve cinco representantes na Câmara Federal. Mesma lógica se aplica a pai e filho, Eduardo da Fonte e Lula da Fonte seguirão o legado de Carlos Wilson, ex-governador, que foi deputado federal e foi avô de Lula e sogro de Eduardo. Eles também têm na família o ex-deputado estadual André Campos e o ex-senador Wilson Campos.
Augusto Coutinho e Mendonça Filho são cunhados, eles exercerão novamente o mandato de deputado federal juntos, na família herdam a liderança do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra, e Augusto tem seu filho Rodrigo como vereador do Recife e secretário de Esportes da capital. Eriberto Medeiros, por sua vez, tem o deputado estadual Eriberto Filho e o vereador Eriberto Rafael na política, Guilherme Uchoa Junior descende do ex-presidente da Alepe, Guilherme Uchoa. Lucas Ramos é filho do Conselheiro do TCE, Ranilson, e sobrinho do secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti.
Silvio Costa Filho, André Ferreira, Clarissa Tércio, Fernando Filho, Waldemar Oliveira, Iza Arruda, Coronel Meira, Túlio Gadelha, Renildo Calheiros e Fernando Monteiro têm em comum com os demais o fato de serem de famílias com outros mandatos eletivos atuais ou antigos no estado ou fora dele. Dentre os federais, apenas Pastor Eurico, Fernando Rodolfo e Luciano Bivar não possuem parentes que lhes antecederam ou sucederam na política ocupando mandatos eletivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário