terça-feira, 22 de novembro de 2022

A eleição de 2024 vai depender muito de Raquel Lyra

 

Do Blog do Silvinho

Durante a campanha para o Governo de Pernambuco neste ano de 2022 muita gente sequer sonhava ou acreditava na possibilidade de vitória da tucana ao Governo. Agora, com Raquel eleita governadora o cenário muda completamente e o sucesso da campanha de muita gente vai depender diretamente da governadora. Quem não lembra que em 2008, com Eduardo no segundo ano do seu primeiro mandato uma verdadeira chuva de aliados buscaram se filiarem ao PSB ou ter o partido como aliado na disputa pelas Prefeituras? Isso ia da prefeitura mais pequena do estado até mesmo na capital onde a legenda emplacou o vice de João da Costa indicado de João Paulo então prefeito do Recife.

Com a eleição de Raquel ao Governo, o otimismo dos pernambucanos para com o novo governo está altíssimo. Tanto que pessoas ligadas a oposição já dizem que tem uma ótima percepção a respeito do que venha a ser o governo da tucana em Pernambuco. Por isso que a forma como Raquel vai conduzir o executivo neste primeiro ano será um indicativo forte se a oposição terá força suficiente para confrontá-la no que podemos chamar de eleições de meio mandato à brasileira. 

Assim sendo, cidades como Caruaru, administrada pelo tucano Rodrigo Pinheiro terão um peso maior. A governadora é de lá, e a sua declaração de voto tem um peso maior do que os demais governadores que apoiaram outros nomes na cidade e deram "a carga" como foi o caso de Jarbas com Tony Gel e Eduardo Campos com Zé Queiroz.  A única que conseguiu quebrar a tradição de anos de que o governador não elegia o prefeito foi a própria Raquel Lyra em 2016. 

Jaboatão, Recife, Paulista, Camaragibe, Olinda, Serra Talhada, Caruaru, e as demais estão todas de olho nos passos de Raquel Lyra que vem demonstrando uma governadora que não espera mais que vai em busca de recursos, que está dialogando e está começando muito bem os seus primeiros dias como eleita. Isso é um sinal de que a tucana virá fortíssima e deve nos levar ao ano de 2008 quando o apoio de Eduardo foi motivo de briga em diversos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário