sábado, 19 de novembro de 2022

LULA, TU ÉS UM ARROMBADO!

 POR GERSON LIMA

Fiquem tranquilos. Escrevendo com uma expressão vocálica dessas não esperem que um dia eu ganhe o José Saramago da literatura. Nem a chance de sentar na Academia Brasileira de Letras. Isso ficará a cargo do histórico e refinado celeiro de escritores célebres, responsáveis pelo conjunto da obra literária brasileira. 

Tão pouco há vaga no jornalismo para que uma manchete dessas conquiste espaço como ganhou nos oito mais importantes jornais do planeta, ao publicar a presença de Luiz Inácio Lula da Silva no Egito. Sem chance de nada disso. 

O fato é que escrevo aqui em Nordestinês e ando “ancho” pelo importante papel dessa região do Brasil, em virar a chave da nação, elegendo-o Presidente de novo. Por isso me expresso na língua falada no aceiro da roça. Assim sendo: Lula, vai te lascar, home. 

Depois de Cleópatra, tu parasses o Egito! O Faraó de Caetés desembarcou na COP-27 e foi um corre-corre da gota serena. Nos líderes mundiais havia um “quê” de matar a saudade, uma ansiedade visível de rever, uma sede de esperança. 

Seu discurso correspondeu à mesma imponência das pirâmides e o que havia se transformado em deserto no Brasil ficou fecundo pela água que levou de todos os rios da Amazônia e do São Francisco em transposição. Levou na voz, o vigor de nossas florestas, e um balaio cheio de nossa biodiversidade. 

Despejou tudo em compromissos sérios para a preservação do planeta e chamou para si a nossa responsabilidade mundial, sem abrir mão de nossa soberania. Em sua primeira viagem ainda sem a faixa presidencial, Lula demonstrou a mesma intimidade com o mundo, de quem vai à casa de um velho amigo e já está autorizado a buscar a cerveja na geladeira quando chega a sua vez de pegar mais uma. Olho no olho, bradou ao microfone: “O Brasil voltou!”

Percebi que nesse instante, os líderes mundiais se entreolharam ao dizer em cochicho: “Se é assim, a partir de agora, “ninguém solta a mão de ninguém”. O Faraó de Caetés é mesmo um arrombado.

*Carlos Janduy, nosso poeta maior, ao ler esse texto pra lá de arretado de Gerson, produziu os versos que seguem:

Tu és um arrombado

Desses de marca maior,

Quando fazes teus escritos,

Quem alumia é o sol.

E quanto mais envelheces,

Mais ainda engrandeces

O que fazes de melhor.

**Gerson Lima é radialista, publicitário e jornalista, dos melhores dessa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário