segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Primeiros jogos da Copa é marcado por protestos dentro dos estádios


Por UOL —  Como já estava previsto, os jogadores da Inglaterra se ajoelharam antes do apito inicial como forma de protesto ao assassinato sofrido por George Floyd, sufocado por um policial nos Estados Unidos, em maio de 2020. O gesto é uma manifestação antirracista que se tornou um marco no Campeonato Inglês, sendo feito pelos atletas antes dos jogos desde então.

Outra novidade do pré-jogo foi o hino da Inglaterra. Com a morte da Rainha Elizabeth, a letra acabou sofrendo uma mudança, e os jogadores cantaram “God Save The King”, em vez de não “Save The Queen”.

Ingleses de joelho e ‘novo hino’

Como já estava previsto, os jogadores da Inglaterra se ajoelharam antes do apito inicial como forma de protesto ao assassinato sofrido por George Floyd, sufocado por um policial nos Estados Unidos, em maio de 2020. O gesto é uma manifestação antirracista que se tornou um marco no Campeonato Inglês, sendo feito pelos atletas antes dos jogos desde então.

Outra novidade do pré-jogo foi o hino da Inglaterra. Com a morte da Rainha Elizabeth, a letra acabou sofrendo uma mudança, e os jogadores cantaram “God Save The King”, em vez de não “Save The Queen”.

Torcida do Irã protesta

Enquanto os jogadores não cantaram o hino antes do jogo em aparente protesto contra a repressão a protestos das mulheres, a torcida iraniana presente no estádio abriu uma bandeira com os dizeres “Women Life Freedom”. Alguns torcedores também foram vistos com a frase estampada na camiseta.

A braçadeira que a Fifa quer

Harry Kane, atacante da seleção inglesa, usou a braçadeira "No Discrimination" ("Sem Discriminação", em português), após polêmica com a Fifa - Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images - Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images

A ideia da Inglaterra, assim como outras seleções europeias, era que o seu capitão, Harry Kane, entrasse em campo com a mensagem One Love na braçadeira, que tem as cores de arco-íris em apoio à causa LGBTQIA+. A Fifa, porém, informou que o capitão do time seria advertido com um cartão amarelo caso usasse tal faixa no braço, o que fez os países europeus recuarem.

Em meio à polêmica, a Fifa ainda decidiu antecipar a campanha “No Discrimination” (“Sem Discriminação”, em português), que estava prevista apenas a partir das quartas de final. E foi com ela que Harry Kane entrou em campo.

Pedido inusitado

A proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estádios da Copa do Mundo de 2022 virou motivo de protesto para torcedores. Durante o intervalo da partida de abertura entre Catar e Equador, neste domingo (20), no Al Bayt, equatorianos gritaram em conjunto: “Queremos cerveja”.

A frase foi repetida várias vezes pela torcida, que estava concentrada atrás de um dos gols e, no fim do primeiro tempo, via sua seleção vencendo os anfitriões por 2 a 0.


Nenhum comentário:

Postar um comentário