segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Raquel Lyra busca maioria na Assembleia de PE em meio a indefinição de PL, PSB e PT



José Matheus Santos
RECIFE



A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), tem feito acenos aos deputados estaduais na busca de consolidação de uma maioria na futura composição da Assembleia Legislativa já durante o período de transição. Além disso, assuntos como Carnaval, Covid e finanças do estado são debatidos junto à equipe do atual governo de Paulo Câmara (PSB).

Lyra tomará posse em 1º de janeiro e será a primeira mulher a governar o estado. Já o PSB deixará o poder após 16 anos.

Na quarta-feira (16), a governadora eleita e sua vice, a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania), fizeram um almoço com deputados estaduais atuais e eleitos.


Oficialmente, o encontro foi avaliado como um gesto de aproximação com o Poder Legislativo. Nos bastidores, aliados da governadora eleita afirmam que o movimento foi o passo inicial na busca por uma maioria na Assembleia Legislativa na composição que tomará posse em fevereiro. Pernambuco tem ao todo 49 deputados estaduais.

A aliança da nova governadora, eleita no segundo turno, elegeu apenas três deputados estaduais. No entanto, levando em conta o número de deputados que a apoiaram no segundo turno, a quantidade se aproxima de 20, insuflada pelo PP, que elegeu oito deputados, a segunda maior bancada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário