domingo, 20 de novembro de 2022

Ex-prefeito que passou 3 meses no Cotel vai para a Alepe


Por André Beltrão — Ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e ex-deputado estadual, Lula Cabral (Solidariedade)deve voltar a assumir um mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele concorreu nas eleições de outubro subjúdice, devido a pendências para o registro de sua candidatura, e obteve 34.798 votos, que não haviam sido computados em função do problema. Agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu provimento ao registro e deve oficializar os novos cálculos de distribuição das cadeiras na Alepe. Lula entrará no lugar do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que passa a ser suplente.

Na semana passada, Diogo foi eleito presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Com sua saída da Alepe, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, ficará sem representante na Casa de Joaquim Nabuco. O socialista iria para o quarto mandato consecutivo, e já foi primeiro secretário da Alepe.

Lula Cabral retorna a exercer mandato de deputado estadual após seis anos. Será seu quarto mandato, após ter vencido em 1998, 2002 e 2014. Nos dois últimos, renunciou na metade para exercer o cargo de prefeito do Cabo de Santo Agostinho, o qual venceu em 2004, 2008 e 2016. Em 2018, foi preso pela Polícia Federal por desvios de R$ 92 milhões do fundo previdenciário do município, o Caboprev.

Passou três meses no Centro de Triagem e Observação Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima. Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região permitiu que ele voltasse à Prefeitura usando tornozeleira eletrônica, em 2019. No ano seguinte, perdeu a reeleição para Keko do Armazém, que era seu vice. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário