terça-feira, 22 de novembro de 2022

Ex-deputado Adelmo Duarte será homenageado pela Alepe com nome em rodovia

 

Foto: Divulgação

O ex-deputado estadual Adelmo Duarte receberá uma homenagem (in memoriam) a partir de um projeto de lei de autoria do deputado Eriberto Medeiros (PSB). De acordo com o PL 3687/22, fica denominada Rodovia Deputado Adelmo Duarte a PE-170, no trecho que liga o Município de Canhotinho até a divisa de Pernambuco com Alagoas. Político de espírito público, conhecido pela leveza e espirituosidade, Adelmo deixou uma marca na defesa dos interesses da população do Agreste pernambucano.

Falecido em junho de 2021, aos 70 anos, quando ocupava o cargo de prefeito da sua cidade, o município de Lajedo, no Agreste Meridional, Adelmo Duarte estava à frente do seu terceiro mandato como chefe do Executivo municipal. Também passou pela Assembleia Legislativa, com dois mandatos de deputado estadual. A proposição do deputado Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa, se deve à admiração do parlamentar pelo homenageado. Ambos foram colegas de Parlamento estadual, na legislatura de 2007-2010 e tinham, além do respeito, grande amizade.

Oriundo de uma humilde família de agricultores, Adelmo envolveu-se desde cedo em movimentos sociais de sua região. Em sua juventude, atuou junto a diversas cooperativas rurais e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajedo. Sua incansável luta por melhorias sociais, levou-o a eleger-se, aos 28 anos, o vereador proporcionalmente mais votado do município de Lajedo, em 1978.

Nas eleições seguintes, foi eleito Prefeito do município de Lajedo (1982-1988) e, pela excelência à frente da prefeitura, foi reconduzido para a gestão 1992-1996. No ano de 2002, com 26.314 votos válidos, foi eleito Deputado Estadual. Nas eleições seguintes, foi referendado por 35.555 eleitores para um novo mandato na Casa de Joaquim Nabuco. Nas últimas eleições, por ainda ter muito a contribuir pelo bem da população lajedense, disputou e venceu para o cargo de Prefeito, para o quadriênio 2021-2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário