domingo, 20 de novembro de 2022

Catar e Equador abrem a Copa do Mundo de 2022

 



Começa neste domingo (20), no Catar, a 22ª edição da Copa do Mundo da Fifa. Pela primeira vez, a competição será realizada em um país do Oriente Médio e no final do ano. A cerimônia de abertura do evento começa às 12h (horário de Brasília).

A partida de estreia entre Catar e Equador acontece um pouco mais tarde, às 13h (horário de Brasília), no estádio Al Bayt, localizado a 40 quilômetros ao norte da capital Doha. O palco da partida foi inspirado nas tendas usadas historicamente pelos povos nômades do Catar — chamadas de “bayt al sha’ar” — e tem capacidade para 60 mil pessoas. As informações são da CNN Brasil.


O anfitrião da Copa foi selecionado pela Fifa em 2010, quando também optou-se pela Rússia como sede da competição em 2018. Os 64 jogos serão realizados em oito estádios: Al Bayt; Khalifa International; Al Thumama; Ahmad Bin Ali; Lusail; Estádio 974; Education City e Al Janoub. A grande final do torneio será disputada em 18 de dezembro no estádio Lusail.

A seleção do Catar fará sua estreia em mundiais. A equipe venceu a última edição da Copa da Ásia, disputada nos Emirados Árabes Unidos em 2019. O time é comandado pelo técnico espanhol Félix Sánchez desde 2014.

Na península árabe, Sánchez é creditado por introduzir o estilo espanhol de “um toque, passes curtos, bom trabalho em equipe e jogo baseado na posse de bola”, segundo Alhmed Hashim, editor do Qatar Football Live.

Em junho, o treinador espanhol levou os jogadores do país para centros de treinamento na Espanha e na Áustria. Em setembro, o Catar realizou uma série de amistosos, sendo derrotado pelo Canadá por 2 a 0 e pela seleção sub-23 da Croácia por 3 a 0. Contra o Chile, empate por 2 a 2.

Nos últimos três compromissos antes do início da Copa, o Catar venceu as seleções da Nicarágua (2 a 1), da Guatemala (2 a 0) e de Honduras (2 a 0). Apesar da pouca tradição, a equipe deve contar com o apoio dos quase três milhões de habitantes da península árabe.

Os donos da casa enfrentarão o Equador, que disputa seu quarto mundial após oito anos longe do torneio. A equipe do técnico argentino Gustavo Julio Alfaro terminou em quarto lugar nas Eliminatórias e garantiu vaga direta para a competição.

Na primeira participação no torneio, em 2002, a seleção sul-americana acabou eliminada ainda na fase de grupos. Quatro anos mais tarde, na Alemanha, o time avançou de fase, mas foi derrotado pela Inglaterra de David Beckham nas oitavas-de-final. Em 2014, no Brasil, nova eliminação na primeira fase.

Nos últimos três amistosos da seleção equatoriana, a equipe empatou por 0 a 0 contra Arábia Saudita, Japão e Iraque. O último gol marcado pela equipe em junho na vitória contra Cabo Verde por 1 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário